Acontecendo

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Novo golpe no WhatsApp promete CNH grátis e faz milhares de vítimas


O tempo passa, mas uma coisa não muda: os brasileiros seguem caindo em golpes disseminados via WhatsApp. O alvo da vez de hackers são pessoas que recebem menos de dois salários mínimos ou que estão desempregadas há mais de um ano. Segundo o DFNDR Lab, laboratório de segurança digital, o golpe envolve a CNH social, instituída pelos governos estaduais para pessoas nestas condições.

A ação, no caso, faz a promessa de que há uma nova seleção de candidatos para a CNH Social, que isenta o usuário de taxas para tirar a habilitação. Já foram identificadas na última semana 270 mil vítimas que usam o sistema da DFNDR. Com base no total de usuários de smartphones no país, o laboratório estima que outras três milhões de pessoas tenham sido afetadas.

O golpe pede que o usuário preencha dados pessoas como nome completo, data de aniversário e Estado no qual reside. Depois, como normalmente ocorre com ataques do tipo, o usuário deve compartilhar a informação com dez amigos ou cinco grupos no mensageiro.

Depois de três cliques no botão de compartilhar, a vítima é levada para uma página do Facebook que contém posts sobre outros programas governamentais, como Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida. Isso é uma tentativa de dar ainda mais credibilidade ao golpe. Até a tarde desta quarta (1º), a página tinha 4,5 mil seguidores e o post contava com mais de 10 mil compartilhamentos.

"Neste caso específico, o cibercriminoso está aplicando métodos de engenharia social ao ampliar sua base de contatos para a veiculação de novos golpes e até mesmo ganhar dinheiro expondo/vendendo dados dos usuários. Queremos alertar a população para que evite clicar ou compartilhar links sem antes conferir se são verdadeiros ou falsos", explica Emilio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Para não cair em golpes do tipo, a dica é sempre desconfiar de informações suspeitas que circulem pelo WhatsApp e evitar compartilhar algo que gere dúvidas entre os contatos. O usuário pode ainda instalar aplicativos de empresas de segurança que reconheçam e evitem tais ameaças.
Fonte: UOL


Ajude a manter o Blog do Riomar Bruno no AR.
Faça uma doação de qualquer valor para saber mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.