Acontecendo

sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Aniversario de Porto Amazonas terá diversas atrações


A prefeitura de Porto Amazonas está preparando diversas atividades para o dia (9) de novembro, em comemoração ao aniversário de 70 anos do município. Neste ano a programação terá shows, Desfile Cívico, Feira Gastronômica e Artesanal, Jogos Escolares e Oficina de Fotografia.

Na quarta-feira (8) véspera do feriado, acontece no Centro de Convenções, o desfile para a escolha do Garoto e Garota dos Jogos escolares, o evento tem início as 19h30min, os ingressos custam R$2,00, e a renda será destinado ao Colégio Coronel Amazonas e aos formandos do terceiro ano. Serão mais de 30 alunos da Escola Olívio Belich, e do Colégio Coronel Amazonas, que disputarão o título, os vencedores participarão da abertura dos Jogos que acontece na sexta-feira(10).

Na quinta-feira (09) os festejos terão início às 9 horas, quando o Departamento Municipal de Educação e Cultura e a Prefeitura realizam o Desfile Cívico, que terá a concentração no Pátio da Rodoviária, seguindo pela rua Barão do Cerro Azul terminando em frente à Escola Estadual Olívio Belich. O Desfile contará com apresentações das escolas e demais entidades do município, ainda terá a presença da Banda da cidade de Contenda e da Fanfarra da Escola Estadual José Elias da Rocha da cidade de Ponta Grossa.

A tarde e à noite, vai ter shows gratuitos para a população. A tarde no coreto da Praça Municipal acontece apresentações de bandas evangélicas da cidade, seguida pela apresentação da banda Adoração Sertaneja, a noite no Ginásio de Esportes a Banda Brasil 2000 faz sua apresentação tocando os diversos ritmos em uma megaprodução.

Durante todo o dia vai ter feira Gastronômica e Artesanal na Praça Municipal, com aproximadamente 18 expositores locais, com bebidas, doces, salgados e artesanatos em geral. A feira foi batizada pelos feirantes de “Feira 09 de NOVEMBRO”, em homenagem ao município, e fizeram questão que a inauguração da mesma fosse no dia do aniversário da cidade. De acordo com os organizadores, a intenção é que os feirantes participem de outras comemorações no município, e para 2018 eles pretendem retomar a feirinha noturna.

Na sexta-feira (10) acontece a abertura dos XXXI JEMPAS (Jogos Escolares Municipais de Porto Amazonas) com início às 19h30min, os jogos seguem até o dia 13 de novembro, e terá a participação de alunos do Colégio Estadual Coronel Amazonas e Escola Estadual Olívio Belich.

No sábado (11) na Biblioteca Cidadã, o renomado fotógrafo Rodrigo Covolan, diretor da Allumè, irá ministrar uma oficina de Fotografia, através de uma parceria da Prefeitura de Porto Amazonas, do Departamento de Educação e Cultura com a Associação dos Municípios dos Campos Gerais e a Allumè – Escola de Fotografia.
O projeto faz parte da campanha “Sabores dos Campos Gerais” promovida pela AMCG em parceria com as prefeituras municipais e seus departamentos de Cultura com o objetivo de preservar o patrimônio imaterial da região.

Emancipação Política
Em 11 de outubro de 1947 em virtude da Lei nº. 02, Porto Amazonas foi elevado à categoria de município e instalado oficialmente a 09 de novembro do mesmo ano, desmembrado de Palmeira, ocasião em que foi empossado o primeiro Prefeito interino, o Senhor José de Souza Valente, nomeado por Decreto em 24 de novembro de 1947.
As primeiras eleições ocorreram alguns dias depois, sendo eleito por voto direto o Sr João Baptista Bettega, como o primeiro Prefeito do Município de Porto Amazonas.

Navegação
O trecho navegável de Porto Amazonas a União da Vitória, o qual fazia ligação com o litoral através da estrada de ferro da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina. Nessa região o rio foi crucial para a colonização dos chamados campos de Palmas e campos de Guarapuava, entre os anos de 1882 e 1953.
Pois foi essa hidrovia que deu suporte à fervilhante atividade, denominado ciclo econômico da erva-mate e da madeira, possibilitando que diversas cidades e colônias de imigrantes fossem fundadas. Entretanto, a destruição da mata ciliar para a alimentar esses mesmos vapores passou a provocar o alargamento do rio e seu progressivo assoreamento.

Na década de 1940, a generalização do transporte rodoviário deu seu golpe final nessa importante e histórica via fluvial, com isto Porto Amazonas começou e outras cidades que dependiam do Rio começaram a sofrer com a falta de pessoal e recursos. A navegação e o Rio foram tão importantes que hoje o prédio da Prefeitura tem o formato de um Vapor.

O município recebeu a denominação de Porto Amazonas em homenagem ao pioneiro da navegação do Rio Iguaçu, Coronel Amazonas de Araújo Marcondes, em Porto Amazonas, era onde se iniciava o trecho navegável do Rio Iguaçu.

Porto Amazonas hoje é conhecida como a Terra da Maçã, pois é o um dos maiores produtores do Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.