Acontecendo

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Programa EcoCidadão Paraná III será desenvolvido em Porto Amazonas


Na última semana, Porto Amazonas recebeu o técnico do Provopar Estadual, Carlos Carriel de Castro, a recepção foi realizada pela primeira dama e coordenadora do Provopar Municipal, Marli Polato, a vice-coordenadora, Josiane Graciela Santos, as diretoras administrativas, Andressa Freitas e Elizete Rodrigues, a diretora financeira Elizangela Airozo, o prefeito, Antonio Polato, presidente da Câmara Municipal, Joacir Barbosa e o representante da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Porto Amazonas - COOCARPA, Adalto Luiz de Freitas.


O objetivo da visita de Carlos Carriel, foi para apresentar o programa EcoCidadão Paraná III, promovido pelo Provopar Estadual em parceria com a Sanepar, Governo do Estado, através do Instituto das Águas, e o município de Porto Amazonas, que será desenvolvido nos próximos meses.


O Programa EcoCidadão Paraná busca orientar, organizar e apoiar associações e cooperativas de catadores de material reciclável do Estado com o objetivo de reduzir o volume de resíduos recicláveis lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios, minimizando o impacto de degradação ambiental.

O catador é estimulado a participar e intensificar ações de educação ambiental, desde a sensibilização porta a porta, para separação correta dos resíduos sólidos recicláveis, até a destinação final ambientalmente adequada dos mesmos, implicando em menor quantidade de resíduos dispostos a céu aberto.


O apoio às organizações de catadores possibilita o aumento da vida útil de aterros sanitários. Com o incentivo à coleta seletiva, à logística reversa e a triagem do material, os depósitos de recicláveis nos aterros e a devolução de materiais à cadeia produtiva, reduz a geração de rejeitos. A atividade organizada dos catadores de material reciclável abre caminho, ainda, para a inclusão social deles e de suas famílias, gerando trabalho e renda, permitindo sustentabilidade econômica e o fomento ao desenvolvimento local, passando a ser importante parceiro da gestão municipal no cumprimento das metas estabelecidas pela Lei 12.305 de 12.02.1998 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Em 06 anos de implantação, mais de 100 municípios no Paraná receberam esse Programa, que abrangeu cerca de mil famílias em vulnerabilidade social, que além de passarem por um processo de resgate da cidadania tiveram uma considerável melhora de rendimentos e consequentemente qualidade de vida. 35,1 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas do Meio Ambiente. Só em 2017 estão programados mais 100 municípios para receberem o Programa.


O Ecocidadão Paraná III trabalha para dar destino correto aos resíduos, potencializando o reaproveitamento, reduzindo a quantidade de recicláveis que vão para aterros ou que são lançados em áreas de mananciais, fundos de vale, córregos e rios.

Através de um termo de cooperação técnica-financeira, entre o Provopar, a Sanepar, o Instituto das Águas do Paraná e sua Prefeitura, tornou-se possível que as associações de catadores tenham acesso à capacitação e ao incremento do maquinário, alinhando o programa à Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.