Acontecendo

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Prefeito Polato, Diretora de Saúde Thais e Governador Beto Richa recepcionam novo médico de Porto Amazonas

Diretora Thais, Governador Beto Richa, Prefeito Polato e o Médico Dr Guilherme.
O prefeito de Porto Amazonas, Antônio Polato, acompanhado da diretora de Saúde, Thais Hornung Sedlak, estivem nesta quinta-feira (05) em cerimônia no Palácio Iguaçu com o governador Beto Richa, para receber os 141 profissionais do programa Mais Médicos que vão atuar no Paraná a partir da próxima segunda-feira.

Os profissionais vão atuar na atenção primária de saúde e com as equipes de saúde da família. “São pessoas que têm a nobre missão de garantir saúde para a nossa população e salvar vidas”, disse Richa. “O Paraná recebe estes profissionais de braços abertos e com toda a estrutura que contribui para um trabalho mais eficiente“, afirmou Richa.

Nesta etapa, cerca de 100 municípios paranaenses, de todas as Regiões, incluindo Porto Amazonas, recebem médicos brasileiros que se formaram no exterior. Eles fazem parte de um total de 1.375 profissionais contratados pelo Ministério da Saúde, que vão trabalhar na atenção primária de saúde e com as equipes de saúde da família.

Diretora de Saúde Thais, Vice-governadora Cida, e Prefeito Polato

Richa destacou que a gestão da saúde no Paraná é referência para o resto do País e que o Governo do Estado ampliou o investimento na área. Nos dez anos anteriores à atual gestão, foram investidos R$ 6,7 bilhões, enquanto nos últimos sete anos o governo estadual destinou R$ 15 bilhões para a saúde. “Levamos a gestão da saúde com muita seriedade, porque é uma área essencial para a nossa população, principalmente a mais humilde, que precisa de mais cuidado e de um atendimento mais humano”, ressaltou.

O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, destaca a importância do programa Mais Médicos. Atualmente, o Paraná conta com 945 médicos do programa em todas as Regiões. A vice-governadora, Cida Borghetti, ressaltou que os profissionais vão reforçar o atendimento da saúde aos paranaenses.

Desde o ano passado, o Ministério da Saúde abre oportunidades para a substituição de médicos da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde. Foi feito um levantamento para ver quais cidades atendidas por profissionais cubanos poderiam atrair brasileiros e a expectativa é fazer 4 mil substituições em três anos, tornando a iniciativa mais autossuficiente. Até o momento, mais de mil postos foram substituídos por brasileiros.

O primeiro médico do programa que atendeu em Porto Amazonas, Dr David Chaves Rodrigues, era de nacionalidade cubana, atuou de 2014 até o início de 2017, com o fim da missão teve que voltar à sua terra natal.

O médico que já está em Porto Amazonas e começa a atender na próxima segunda-feira (09) no Posto de Saúde, Dr Guilherme Henrique Lima Gonçalves, nasceu na cidade de Campo Novo do Parecis – MT, onde passou a maior parte de sua vida em sua terra natal, com apenas 17 anos de idade, iniciou os estudos na Universidade de Aquino Bolívia em Santa Cruz de La Sierra, onde permaneceu até o quarto ano, quando transferiu-se para a Universidade Internacional Três Fronteiras no Paraguai onde se formou médico.

Segundo a gestora do Mais Médicos no Paraná, Dressiane Zanardi, o programa é hoje a principal força da atenção básica e da estratégia de saúde da família. Ela considera a iniciativa fundamental para elevar os níveis de atendimento em todo o País. “Os municípios muitas vezes não têm condições de bancar um médico com recursos próprios”, explicou.

Criado em 2013, o programa Mais Médicos ampliou a assistência na atenção básica, fixando profissionais nas Regiões com maior carência. O programa conta com 18 mil e 240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.