Acontecendo

sábado, 30 de setembro de 2017

Promoção do Boticário? Novo golpe pelo Whatsapp teria feito 900 mil vítimas


Um novo golpe por mensagens no Whatsapp teria feito de vítima mais de 900 mil pessoas. A informação é do site PSafe, uma empresa de segurança eletrônica. Hackers teriam prometido um vale-presente no valor de R$ 150 da loja de cosméticos O Boticário, em uma suposta comemoração pela chegada da primavera. Mas, para ganhar, é necessário que a vítima responda a três perguntas e, em seguida, compartilhe o golpe com mais 10 amigos pela rede social. São solicitados ainda o número de telefone da vítima para cadastro em um serviço de SMS pago e que induz a pessoas a baixar apps "maliciosos" que poderão passar vírus para o aparelho eletrônico das vítimas.

Essa não é a primeira vez que a empresa de produtos de beleza é alvo de mensagens falsas. De fato, a empresa O Boticário tem o hábito de realizar diversas promoções na internet, geralmente por e-mail, em que você pode indicar amigos para ganhar algum produto da loja de forma gratuita, mas sempre os cadastros são feitos no site oficial da loja, diferentemente da mensagem falsa que agora circula. De acordo com o PSafe, foi por isso que muitas pessoas caíram nos golpes que usam o nome da marca, porque se parecem muito com as promoções verdadeiras.

Para não cair em golpes, a PSafe recomenda que uso de um antivírus que possuam uma ferramenta antiphishing, que faz uma varredura no site em busca de vírus após o clique do usuário. Outra dica é sempre conferir no site oficial das empresas se uma promoção ou oferta é, de fato, verdadeira. E, se você caiu no golpe, é recomendado entrar em contato com a operadora do seu celular para cancelar o serviço de SMS pago.

Recomendação da empresa

“O Boticário informa que a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp, com link para um vale-presente de primavera, é falsa! Orientamos não acessar o conteúdo para que não danifique(m) seu(s) equipamento(s) eletrônico(s). Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição todos seus canais de comunicação oficiais com o consumidor – site, redes sociais, telefone e lojas – para esclarecimentos sobre promoções válidas e informa que está tomando as providências cabíveis”, informou a rede.

O Boticário informa, em seu site oficial, que realiza somente o envio de e-mails com autorização e permissão do cliente ou interessado, e que os e-mails com conteúdo promocional ou publicitário não contêm anexos. "Recomendamos que antes de acessar qualquer link sobre O Boticário, você verifique se os endereços na tela são os mesmos da barra de status, tanto em seu programa de e-mails quanto no navegador de internet, para não ir a endereço diferente do apontado. O Boticário não solicita nos e-mails enviados ou em ligações telefônicas o número de Cartão Presente, seu Código de Segurança ou Nome de Usuário e Senha de Acesso à Loja Virtual. O Boticário está autorizado apenas a pedir esses dados caso exista a necessidade de conhecimento em virtude de solicitação aberta pelo consumidor. Não solicitamos a instalação de programas ou atualizações de segurança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.