Acontecendo

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Projeto formará multiplicadores culturais em onze municípios do estado


O projeto Container Cultural está oferecendo vagas gratuitas para um curso de formação de multiplicadores culturais em onze municípios do estado, incluindo Porto Amazonas. São duas vagas por cidade e os participantes deverão ser indicados pelas prefeituras para adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre produção cultural. A iniciativa foi aprovada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura/Profice, da Secretaria de Estado da Cultura e o encontro de formação será nos dias 21 e 22 de setembro, no Teatro Lala Schneider, em Curitiba.

Os nomes dos futuros multiplicadores serão indicados pelas Secretarias de Cultura e/ou Educação, na maioria das cidades. A autora do projeto, Joanita Ramos, afirmou que profissionais ou estudantes interessados em se tornar multiplicadores culturais podem procurar a Secretaria do seu município e se oferecerem como candidatos. “Os participantes deverão ter motivação e capacidade para contribuir na promoção do desenvolvimento cultural do município”, ressaltou Joanita.


Eixos do Container


A formação de novos multiplicadores de cultura é apenas um aspecto desse projeto que vai oferecer diversas atividades para os municípios atendidos. O objetivo é fomentar as artes nessas localidades. O Container Cultural vai percorrer uma rota de 655 quilômetros, de Antonina a Matelândia, entre os meses de setembro a outubro, começando no dia 30 de setembro em Morretes. Um container foi especialmente preparado para servir de palco, possibilitando levar cultura a cidades com menos de 20 mil habitantes. A intenção é favorecer a população de lugares onde tradicionalmente não há opções de atividades artísticas.

O público poderá assistir, gratuitamente, ao espetáculo "Entre Tangos e Fandangos", uma comédia que reúne música, teatro e dança. A peça conta a estória de Valdecir e Dolores, personagens que decidem percorrer, a pé, a Rota do Mercosul depois de perderem um navio para a Argentina. Frustrados e sem dinheiro, tentarão criar uma apresentação artística que lhes garanta sustento. Nessa aventura, eles aprendem e se divertem com a música, a dança e outros aspectos culturais dos municípios paranaenses e do país vizinho, a Argentina. O casal errante tem de enfrentar a absoluta falta de dinheiro, a limitação de talentos e a falta de habilidade para lidar um com o outro. O espetáculo é de autoria de Joanita Ramos, escritora, jornalista e mestre em Educação. A direção é de Mauro Zanatta, ator e professor de teatro, com formação em diversos paı́ses. No elenco estão Richard Rebello e Adriana Samaan, acompanhados pelos músicos Beto Collaço e Daniel Farah.

Um container de Cultura

O projeto Container Cultural será realizado em duas etapas. Na primeira é ofertada uma oficina de formação para um representante do município atendido, para que este seja um agregador e multiplicador cultural. O representante conhecerá as leis de incentivo à cultura e como é possível fazer a captação de recursos para projetos culturais. A segunda etapa é a apresentação do espetáculo "Entre Tangos e Fandangos". O Container Cultural abrirá espaço também para que artistas do próprio município possam usar o palco após o espetáculo oferecido.

Além disso, será feita a doação de livros para a comunidade. Também serão realizadas ações de sensibilização, junto a lideranças dos municípios, destacando a importância do desenvolvimento cultural. De acordo com os autores do projeto, o objetivo é despertar o interesse pelo teatro e a busca de alternativas de desenvolvimento cultural. O Container Cultural conta com o apoio da Copel e das Lojas Havan, permitindo que todas as apresentações sejam gratuitas e abertas à comunidade, inclusive das áreas rurais dos municípios beneficiados pelo projeto. A rota do Container Cultural vai passar por Antonina, Morretes, Balsa Nova, Porto Amazonas, Teixeira Soares, Candói, Cantagalo, Nova Laranjeiras, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul e Matelândia.

No site www.containercultural.com.br também é possível ter acesso a um blog que divulga artigos sobre arte-educação, produção cultural e notícias sobre o andamento e parcerias feitas pelo projeto. Por esse site também é possível fazer contato com a coordenação e a equipe do Container Cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.