Acontecendo

segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Pequeno asteroide passará perto da Terra em outubro


Um anúncio feito pela Agência Espacial Europeia (ESA) levantou rumores de que um asteroide do tamanho de uma casa, que varia entre 15 e 30 metros, passará a apenas 44 mil quilômetros da Terra. O dia que possivelmente acontecerá o fenômeno já tem data marcada: 12 de outubro.

TC4 é o nome do asteroide que dará o que falar nos próximos meses, pois passará pertinho da Terra em outubro. Do tamanho de uma casa, o asteroide não deverá causar nenhum tipo de dano ao nosso planeta, e sua passagem por aqui servirá como uma grande oportunidade de estudo por parte das agências espaciais, como a NASA e a europeia ESA, que contam com o Very Large Telescope, no Chile, para observar o objeto espacial.

Rolf Densing, do European Operations Centre, na Alemanha, confirmou que o TC4 passará “muito perto” da Terra, mais especificamente a 45.061 quilômetros daqui. Considerando que os satélites artificiais que orbitam a Terra estão situados a no máximo 36 mil km, realmente o TC4 estará muito próximo de nossas estruturas físicas.

Apesar de tanta proximidade, os cientistas já conseguiram determinar a trajetória do asteroide, garantindo que não seremos afetados por sua visitinha. Graças a isso, a NASA poderá testar sua rede de detecção de emergências com observatórios distribuídos em diversos locais do mundo. O exercício não somente confirmará as previsões dos especialistas quanto à trajetória do asteroide, como também indicará a rapidez com que os cientistas da agência espacial conseguiriam reagir no caso de um acidente envolvendo a aproximação de um asteroide como o TC4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.