Acontecendo

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Porto Amazonas discute a garantia dos Direitos no Fortalecimento do SUAS em Conferência


Foi realizada nesta terça-feira (11) no Centro de Convivência da Melhor Idade, a XI Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”, o evento contou com a presença e participação de várias autoridades do município entre vereadores, Policia Militar, diretores de departamentos municipais, Conselhos, entidades e sociedade civil. A Conferência tem o objetivo de avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Elas ocorrem em âmbito municipal, estadual e federal.

Na abertura após o credenciamento, leitura e aprovação do Regimento Interno foi realizada a palestra com a Doutora em Ciências Sociais Aplicadas Cristiane Gonçalves de Souza, onde o tema abordado foi a “Garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS”, ocasião em que apresentou o histórico do SUAS, trazendo até os dias atuais.


Na abertura do período da tarde, foi apresentada uma peça musical com as crianças e adolescentes que fazem parte do Centro de Adolescentes Esperança, e são atendidos pela Assistência Social Municipal.
Ainda no período da tarde foi realizado o trabalho em grupo em que foram lidas as propostas da conferência com base nos eixos temáticos: EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais; EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS; EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais; EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.


Ao final da conferência foram apresentadas 24 propostas sendo: 15 a nível municipal, 05 estaduais e 04 nacionais. Foi escolhido como delegado titular, representando os trabalhadores e organizações de trabalhadores do Suas, conforme deliberação 22/2017, Daniele Barbosa Almeida da Rosa, e suplente Thayse de Paula, que irá representar o município na Conferencia Estadual que irá acontecer em outubro. As propostas apresentadas pelos delegados buscam garantir os direitos e fortalecer o SUAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.