Acontecendo

sexta-feira, 7 de julho de 2017

IESOL promove Arpatec em Porto Amazonas


A Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESOL) realizou, no último sábado (01 de julho) o “Arpatec: tarde de conhecimento, tecnologia e reciclagem no município de Porto Amazonas”, em parceria com o Museu da Computação da UEPG, Associação de Recicladores de Porto Amazonas (ARPA) e o Colégio Estadual Coronel Amazonas. Com a participação de crianças de 5 a 13 anos, o evento contou com a Oficina de Robótica Educacional e a Mostra Realidade Aumentada.

Os participantes eram filhos e filhas dos recicladores da ARPA, integrantes da APAE e alunos do Colégio Estadual Coronel Amazonas. A oficina de Robótica Educacional promoveu debate acerca do descarte de lixo e sobre a importância do respeito ao meio ambiente. Na atividade prática, os participantes aprenderam formas de aproveitar descartes de lixo na construção de robôs.

A Mostra de Realidade Aumentada incentivou os participantes a interatividade, pois extrapola a tela do computador inserindo objetos virtuais no ambiente físico. A organização do evento destaca que as atividades despertam a criatividade das crianças – e melhoram sua autoestima. Também incentivam as crianças a participarem em futuros estudos da área de informática

Inclusão Digital e Evento

Para jovens e adultos, a iniciativa ministrou a oficina de Inclusão Digital que envolveu trabalhadores da reciclagem. Alunos do curso de Engenharia de Computação da UEPG ministraram as oficinas da área de informática. Eles integram o projeto de extensão Museu da Computação da instituição. Durante a oficina, os adultos aprenderam comandos básicos na utilização dos computadores. Como acentuam os organizadores, este momento permitiu a inclusão dos participantes no mundo virtual, com conhecimentos para que possam utilizar mecanismos de busca na internet, como de bulas de medicamentos, rotas rodoviárias e sites de interesse.

A promoção das atividades do evento teve como meta aproximar a comunidade da universidade, dar visibilidade à ARPA e às questões ambientais, relacionadas à separação e destino dos resíduos na cidade de Porto Amazonas e ressaltar a importância do conhecimento tecnológico, segundo a organização. Trata-se de ação patrocinada pela Petrobrás através do projeto “Fortalecimento da Economia Solidária nos Campos Gerais”, coordenado pelo professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha da IESol/UEPG.


Informações da assesoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.