Acontecendo

quinta-feira, 20 de julho de 2017

Facebook bloqueia a alteração do conteúdo de links compartilhados na rede


Em uma medida contra as chamadas "fake news", o Facebook anunciou na terça-feira que vai bloquear a edição de informações dos links originais, quando compartilhados. Antes, era permitido que qualquer página da rede social editasse título, texto de resumo e até mesmo a imagem exibida na visualização prévia.

A medida, porém, é restrita a "páginas que não forem de veículos de mídia", conforme explicou o Facebook em nota. Assim, páginas que se identificarem como publicação de mídia, vão poder continuar a modificar o conteúdo da postagem na hora do compartilhamento — desde que não "abusem" da ferramenta, fazendo mau uso dela. Caso contrário, a empresa diz que o privilégio pode ser abolido.

A iniciativa vem como resposta às crescentes pressões que o Facebook vem sofrendo para combater a disseminação de notícias falsas. Na semana passada, empresas de comunicação de Estados Unidos e Canadá se uniram para poderem negociar, juntas, com Google e Facebook, que, se beneficiam do conteúdo de qualidade produzido pelas empresas jornalísticas, sem arcar com os custos elevados envolvidos nesse processo, e ainda lucram com as receitas de publicidade, que não são repassadas às corporações de mídia.

Além disso, em março, a News Media Association (NMA, entidade que representa 1.100 títulos de veículos de comunicação do Reino Unido) pediu ao Comitê de Cultura, Mídia e Esporte britânico que investigasse formalmente o impacto de Google, Facebook e do modelo de anúncios digitais sobre a proliferação de notícias falsas, acusando-o de um "duopólio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.