Acontecendo

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Copel alerta sobre cuidados com pipas perto da rede elétrica


Quando a chuva dá uma trégua, a brincadeira ganha as ruas e praças das cidades. Mas um dos passatempos preferidos das crianças pode resultar em acidentes graves. A Copel volta a fazer um alerta aos pais e responsáveis: soltar pipa, só longe da rede elétrica.

Além do risco de acidentes, as pipas e outros objetos lançados à rede elétrica provocam falta de luz – só no primeiro semestre deste ano, foram 3.300 desligamentos causados por essas ocorrências em todo o Paraná, um aumento de 50% na comparação com o mesmo período, em 2016. No início desta semana a situação foi registrada no Jardim Piza, em Londrina, onde 400 casas ficaram sem luz por cerca de uma hora, em decorrência de um curto-circuito causado por pipa.

CRIANÇAS - De acordo com o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali, a preocupação maior é com o risco de acidentes com as crianças. “Temos um trabalho constante junto às escolas, informando os alunos sobre o uso seguro da energia elétrica. Mas precisamos da ajuda dos pais e responsáveis para garantir que essas orientações sejam colocadas em prática”, enfatiza.

Para evitar acidentes, a situação ideal é encontrar um local longe da rede elétrica para a brincadeira, como praças ou campos abertos. Outra dica importante levada pelos técnicos da Copel aos estudantes é que jamais se utilizem materiais metálicos e cerol na confecção da pipa, pois conduzem energia elétrica e potencializam o risco de choque.

Por fim, caso o brinquedo enrosque na fiação, é um perigo tentar puxá-lo de volta – ao balançar os cabos da rede elétrica, eles se aproximam, o que pode causar um curto-circuito e até o rompimento da fiação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.