Acontecendo

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Destacamento Militar de Porto Amazonas agora conta com bafômetro


O Destacamento da Policia Militar de Porto Amazonas, recebeu do Governo do Estado, um equipamento Etilômetro, conhecido como bafômetro.

O novo equipamento foi comprado pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e faz parte de um total de 768 unidades que estão entregues pelo Governo do Estado até 2018, à Policia Militar, com investimentos de R$ 15 milhões. Os aparelhos são específicos para fiscalização policial no trânsito e requerem aprovação do Inmetro, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O valor investido inclui, além dos bafômetros, a aquisição de biqueiras, impressoras e outros itens e a manutenção dos aparelhos pelos próximos dois anos.

O Comandante do Destacamento Policial Militar de Porto Amazonas, Subtenente Machado, encaminhou nota à imprensa, onde comunica sobre a chegada do equipamento e solicita que a população siga a legislação e não dirija sobre a influência de álcool, confira a nota:

“Agora passamos a contar com um equipamento Etilômetro, o qual foi pelo Estado destinado permanentemente ao município, visando auxiliar na formação do laudo técnico, nos casos de abordagem e submissão dos motoristas ao exame etilométrico, valendo observar que, em se configurando embriaguez, nos termos do CTB, a multa imposta é muito pesada, além da suspensão por 12 meses do direito de dirigir, e ainda o motorista será autuado em flagrante pelo crime de embriaguez previsto no mesmo estatuto.

Em face dessa breve informação, concitamos a população para uma tomada de consciência, visando que não dirijam sob influência de qualquer medida de álcool, uma vez que está em vigência uma Lei Seca e, agora de posse do referido equipamento, a Polícia Militar estará realizando blitz também para fiscalizar os casos de embriaguez ao volante. ” finaliza a nota.


PERIGO
Dirigir sob influência do álcool ou embriagado corresponde a 10% dos acidentes com mortes nas rodovias federais no Paraná. Um levantamento da PRF revela que essa é quarta maior causa de acidentes no Estado, ficando atrás apenas de excesso de velocidade (31,2%), falta de atenção (28,5%) e desobediência a sinalização (11,2%).

“O investimento em equipamentos é essencial para coibir comportamentos de risco. No Paraná, temos trabalhado com o chamado tripé da segurança viária, que prevê ações conjuntas de educação, fiscalização e engenharia de tráfego”, explicou o diretor-geral do Detran-PR, Marcos Traad.

REDUÇÃO
Segundo o Detran-PR, foram 9,2 mil infrações registradas em 2015 e 8 mil em 2016. O Comandante-geral da Policia Militar, coronel Maurício Tortato, disse que nos últimos dois anos o número de motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool reduziu e que a expectativa é que o número diminua ainda mais.

“Com os novos equipamentos dobraremos nosso potencial de fiscalização, atuaremos não apenas com efeito repressivo, mas também para educação de trânsito, para diminuir o impacto grave da composição que é o álcool e a direção”, disse ele.

RIGOR
A Lei Seca, em vigor há mais de sete anos, determina que o condutor que tiver nível igual ou superior a 0,3 miligramas de concentração de álcool por litro de ar alveolar pode ser preso. Neste caso, o motorista comete crime de trânsito e deve ser encaminhado à delegacia.

Quem se recusa a fazer o teste bafômetro, ou qualquer exame que detecte a influência de álcool ou drogas, paga multa de R$ 2.934,70, tem a carteira de habilitação suspensa por 12 meses e o veículo retido. Além disso, o agente de trânsito pode fazer a comprovação da embriaguez por meio de testemunhas, vídeos e sintomas evidentes como hálito, sonolência e agressividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.