Acontecendo

sábado, 6 de maio de 2017

Prefeitos da AMCG reafirmam compromisso com turismo


A Agência de Desenvolvimento de Turismo dos Campos Gerais (Adetur) participou na tarde desta sexta-feira (5) da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). A intenção foi verificar com os gestores a manutenção da Adetur como instância de governança da região. Hoje são dez os municípios da AMCG que estão no mapa do turismo brasileiro, mas o Ministério do Turismo fará uma atualização ainda este ano e outros poderão se integrar. Os gestores presentes assinaram o protocolo de intenções com a Agência firmando seu apoio pela continuidade do órgão.

A Adetur realiza algumas propostas para o desenvolvimento do turismo na região, prioritariamente nos municípios que estão no mapa brasileiro. Além disso, os municípios que fazem parte do mapa do Ministério do Turismo podem apresentar projetos junto ao órgão e serem contemplados com recursos para viabilizar equipamentos turísticos. “A instância de governança da região nos possibilita solicitar estes convênios, por isso damos nosso apoio pela sua manutenção”, explica o presidente da AMC, e prefeito de Jaguariaíva, José Sloboda.

O município de Carambeí, por exemplo, apresentou junto ao Ministério do Turismo projeto para a construção de um Centro de Informações Turísticas. “Eu só pude apresentar esta proposta porque nossa região conta com uma instância de governança”, justificou o prefeito Osmar Blum. Outros municípios como Ponta Grossa e Jaguariaíva também contam com projetos sendo avaliados no órgão federal do Turismo.

Para o presidente da Adetur, o empresário Douglas Costa, é de suma importância o poder público e o privado, além do terceiro setor, estarem unidos em prol do turismo, atividade geradora de tantos recursos para a região. Representando o Convention & Visitors Bureau de Ponta Grossa, Wagnilda Minasi, citou um único evento realizado em Ponta Grossa com duração de três dias que gerou quase R$ 1 milhão de recursos. “São muitos recursos que podem ser deixados por turistas e que vão beneficiar a região”, avalia.

Mapa do Turismo


Hoje fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro na Região Turística 3 do Estado do Paraná, – que representa os Campos Gerais -, os municípios de Carambeí, Castro, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Conforme Karen Kobilarz, da Adetur, para entrar na nova atualização do mapa do Ministério do Turismo, os municípios precisam possuir um órgão responsável pela pasta de turismo, contar com dotação orçamentária voltada a área e assinar o protocolo de intenções junto à Adetur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.