Acontecendo

terça-feira, 9 de maio de 2017

Porto Amazonas desafiará a cidade de Verê no Dia do Desafio

Ocorreu na segunda-feira (08), o sorteio das cidades que irão se desafiar no próximo dia 31 de maio, quando será comemorado o Dia do Desafio.

Cerca de 3 mil cidades de mais de 20 países se inscreveram para o Dia do Desafio 2017. O sorteio da competição amigável entre as cidades, para ver qual mobiliza mais pessoas para prática de atividade física, contou com a presença de nomes importantes do esporte nacional e foi realizado na cidade de Jundiaí (SP).

Sorteio realizado nesta segunda 08

Porto Amazonas ira desafiar a cidade de Verê - PR, que participa do Dia do Desafio desde o ano de 2010. Verê é um município brasileiro localizado no sudoeste do estado do Paraná, a 4 km da margem oeste do Rio Chopim. Fica próximo a Dois Vizinhos e Francisco Beltrão. O nome Verê vem do indígena caiguangue "Viry", que foi um cacique dos índios de Guarapuava, região histórica de Palmas, amigo dos povoadores. Seu significado na linguística caiguangue é: "sempre, eternamente".

Porto Amazonas participa do evento desde o ano de 2006 quando mobilizou 79% da população, no ano seguinte a cidade não participou, já em 2008 mobilizou 92%, mobilizando respectivamente em 2009, 64%, em 2010, 78%, em 2011, 48%, em 2012, 46%, em 2013, 71%, em 2014, 66%, em 2015, 24% e em 2016, 31%.

Neste ano o Município espera superar o resultado de 2016, para isso está preparando diversas atividades para o dia, buscando e incentivando empresas, escolas e os munícipes para que pratiquem uma atividade esportiva, participando assim do evento.

História do Dia do Desafio
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequência e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. O Brasil entrou na disputa em 1995 por iniciativa do Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo, que é o órgão que coordena todo o evento. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. Todos os anos o Dia do Desafio tem apresentado experiências novas e atividades interessantes, onde fica clara a preocupação com o bem-estar físico e a manutenção da saúde.

Editado em 10-05: Atualização com a cidade correta, anteriormente havíamos divulgado uma cidade da Costa Rica, pois o site oficial do Dia do Desafio, apresentava essa informação, que foi corrigida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.