Acontecendo

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Polato integra comitiva da AMCG na XX Marcha dos Prefeitos em Brasilia


A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) terá seis representantes na XX Marcha dos Prefeitos em Brasília. O presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PHS), viajou à capital federal para discutir temas importantes para a região, entre os assuntos estão um novo repasse dos recursos obtidos com a repatriação de verbas e também a aumento dos repasses para os municípios.

Também irão representar a região dos Campos Gerais o prefeito Helly (DEM) de Ventania, Lurdinha (PPS) de Ortigueira, Antonio Polato (PPS) de Porto Amazonas, Edir Havrechaki (PSC) de Palmeira e Idir Triviso (PSDB) de Ivaí. A comitiva viajou nesta segunda-feira (15) com o intuito de fortalecer a discussão pelo municipalismo. “Atualmente as prefeituras são responsáveis por investimentos que seriam de obrigação do Estado e da União, mas acabam sendo bancados apenas pelas Prefeituras”, lembra Juca.

Entre as áreas que, na visão de Juca Sloboda, estão mais comprometidas com a falta de recursos da União está a Saúde. “Esse é o setor [saúde] que mais sofre, os municípios tem que manter sozinhos uma carga muito grande de valores que deveriam receber mais atenção e aporte financeiro do Estado e da União, não é uma obrigação exclusiva das Prefeituras”, cobrou o gestor.

A Marcha dos Prefeitos começou hoje segunda (15) e segue até a quinta-feira (18). Entre as demandas apresentadas pelo presidente da AMCG está o debate sobre um novo repasse de recursos da repatriação de valores do exterior e que não inclui os municípios nesse “bolo fiscal”. Além disso, Juca lembrou que a frente municipalista tem como demanda central o aumento nos valores repassados pela União.

Outro tema que recebeu destaque de Juca (PHS) é a Reforma da Previdência em tramite na Câmara dos Deputados. “Todos os municípios estão implicados nessa reforma, por isso é preciso haver um debate próximo e bastante profundo com a nossa bancada paranaense sobre o texto que prevê mudanças significativas em um setor importante para a sociedade”, comentou Sloboda.

Mudanças no repasse do ISS preocupam

Os prefeitos também estão preocupados com o veto presidencial 52/2016 de Michel Temer (PMDB) que deve prejudicar os repasses de ISS (Imposto sobre serviço de qualquer natureza) para os municípios. “As prefeituras já tem sofrido demais com as quedas no FPM (Fundo de participação dos municípios) e de outros recursos, perder mais na arrecadação do ISS seria muito ruim”, explicou o presidente da AMCG e prefeito de Jaguariaíva, Juca Sloboda (PHS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.