Acontecendo

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Palmeira recebe gestores de municípios da região em reunião da AMCG Cultura

Divulgação
Gestores de cultura de 12 municípios da região participaram da reunião da AMCG Cultura, realizada em Palmeira na última terça-feira (25), no auditório da Secretaria de Assistência Social. O principal assunto do encontro foi sobre patrimônio imaterial, visto que a ‘Cidade Clima’ é a única de região a contar com este tipo de tombamento.

A presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP), Vera Lúcia Oliveira Mayer, realizou uma palestra e detalhou os passos para realizar o tombamento de um patrimônio imaterial, lembrando que o processo tem que ser abraçado pela população e que o objeto em questão tem que fazer parte das tradições, práticas, comportamentos e crenças do município.


Durante sua explicação, Mayer utilizou como exemplo os dois casos de Palmeira – o Pão no Bafo e a Fanfarra Arthur Orlando Klas. “São elementos que marcam e marcaram a vida de muitos palmeirenses. Acreditamos que deste modo a cultura local será protegida, lembrada e valorizada por muito tempo”, relatou.


Após a palestra, o secretário municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Relações Públicas, Waldir Joanassi Filho, que também é coordenador da AMCG Cultura, falou sobre a ideia de criar um mapa gastronômico da região, contendo, além do Pão no Bafo, pratos típicos de cada município que compõe a AMCG.


Representantes dos municípios de Ortigueira, Tibagi, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Teixeira Soares, Jaguariaíva, Castro, Ivaí, Carambeí, Ventania, e Curiúva, além de Palmeira, discutiram sobre a ideia. “Vamos criar uma identidade cultural para os Campos Gerais. O mapa cultural gastronômico será um grande passo para isso”, destacou Joanassi.


Além da reunião, os presentes participaram de um almoço, no qual foi servido o Pão no Bafo, e de um passeio para conhecer mais sobre a praça Marechal Floriano Peixoto, a Igreja Matriz e o antigo prédio da antiga Coletoria, onde atualmente funciona o Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.