Acontecendo

sexta-feira, 31 de março de 2017

Dia do Desafio: Porto Amazonas confirma participação em 2017 ao receber Certificado de Mérito Comunitário

Prefeito Polato recebendo Certificado de Mérito Comunitário.

Nesta semana, representantes do Serviço Social do Comércio (SESC), entregaram ao prefeito de Porto Amazonas Antonio Polato, o Certificado de Mérito Comunitário, pela participação da cidade na edição de 2016 do evento, quando movimentou da população.

Na ocasião Polato confirmou a participação da cidade na edição do Dia do Desafio 2017, que este ano acontece no dia 31 de maio e o sorteio das cidades que se desafiam acontece no dia 8 de maio.
Porto Amazonas participa do Dia do Desafio desde o ano de 2006 quando mobilizou 79% da população, no ano seguinte a cidade não participou, já em 2008 mobilizou 92%, mobilizando respectivamente em 2009, 64%, em 2010, 78%, em 2011, 48%, em 2012, 46%, em 2013, 71%, em 2014, 66%, em 2015, 24% e em 2016, 31%.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades.Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA - The Association For International Sport for All - conta com o apoio da ISCA - International Sport and Culture Association - e da UNESCO e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais.É um movimento comunitário que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes.

Historia do Dia do Desafio
Durante o rigoroso inverno canadense de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o Prefeito sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. A ideia propunha que, às 15 h, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo.

Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário. Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio.

A ideia teve sequencia e o Dia do Desafio passou a ser realizado todos os anos na última quarta-feira do mês de maio, em todo o mundo, e cresce em número de cidades e em total de participantes. O Brasil entrou na disputa em 1995 por iniciativa do Sesc (Serviço Social do Comércio) de São Paulo, que é o órgão que coordena todo o evento. Em 2014, o evento completou 20 anos no Brasil e tem oferecido a oportunidade de mobilização coletiva em torno da atividade física para pessoas do Continente Americano. Todos os anos o Dia do Desafio tem apresentado experiências novas e atividades interessantes, onde fica clara a preocupação com o bem-estar físico e a manutenção da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.