Acontecendo

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Porto Amazonas Origem e Significado do Nome

Quantas vezes você  já parou para pensar no significado do nome do lugar onde vive?
Saiba um pouco mais sobre a origem do nome Porto Amazonas e qual o motivo dele ser o nome de nossa cidade.

Etimologia. Porto Origina-se do latim “portus”, designa ponto de um rio que oferece às embarcações condições de abrigo, fundeamento e contato com a terra (AGC, FT).
Amazonas Substantivo feminino plural. O termo vem de “amazona”, que se origina do latim “amazononis”, derivado do grego “amazon”, designando mulher corajosa, aguerrida, mulher que monta a cavalo.

A denominação Amazonas é homenagem ao Rio e ao Estado do Brasil. O rio teve este nome porque, segundo narrativa de Carbajal, incluída na obra de Oviedo, o capitão espanhol Francisco de Orellana, quando, em 1541, desceu o rio em toda a sua extensão, encontrou junto à foz do Rio Nhamundá uma tribo de índias guerreiras com a qual travou luta. Lembrando-se das amazonas do Termodonte, Orellana pôs ao grande rio o nome delas. O historiador Lokotsch, sem especificar qual tronco lingüístico, entende que o nome vem de uma língua indígena, amassunu, que significa, ruído de águas, águas que retumbam. (AGC, ABHF, AN).

Origem Histórica. Nestas imediações florescia desde o ano de 1876, a Kittolândia, ou Colônia Kitto, de iniciativa do inglês Charles Willian Kitto. Esta colônia foi estabelecida com 16 ingleses, dedicando-se à conservação de carne bovina, cujo destino era a Inglaterra.
A localização estratégica deste porto, onde era grande a movimentação de embarcações, atraiu mais gente à região. Parte das terras onde se desenvolveu o primeiro núcleo de povoação, hoje cidade de Porto Amazonas, pertencia ao alemão Conrado Buher, antigo comerciante desta localidade. Com a chegada da linha férrea, Porto Amazonas cresceu admiravelmente.

Em 12 de março de 1915, pela Lei Estadual n.º 1.483, foi o Distrito Administrativo, com território pertencente ao município de Palmeira. Através da Lei Estadual n.º 02, de 10 de outubro de 1947, foi criado o município de Porto Amazonas. A instalação oficial deu-se no dia 9 de novembro de 1947, sendo que o primeiro prefeito municipal foi o sr. José de Souza Valente.
O nome da cidade é homenagem ao coronel Amazonas de Araújo Marcondes, pioneiro da navegação fluvial comercial no Rio Iguaçu e grande nome da historiografia paranaense.

Segundo o pesquisador José Carlos Veiga Lopes, “...as terras de Porto Amazonas foram dadas em sesmaria a Manuel Gonçalves da Cruz em 24 de março de 1708. Entre 1768 e 1772 foi estabelecido o porto de Nossa Senhora da Conceição de Caiacanga, no local onde o rio Iguaçu se tornava navegável e hoje está a cidade de Porto Amazonas, para a saída das canoas das expedições que o governador da capitania de São Paulo mandara para explorar o oeste.
Em 1873, o governo imperial estabeleceu um contrato com o inglês Charles William Kitto para assentar 30.000 colonos ingleses no vale do rio Iguaçu e, em 1876, foram adquiridas terras no atual município de Porto Amazonas, mas a colonização foi um fracasso: não durando nem um ano.
Pelo Decreto Imperial nº 7.248, de 19 de abril de 1879, o coronel Amazonas de Araújo Marcondes conseguiu privilégio de linha de navegação a vapor no rio Iguaçu entre o porto denominado Caiacanga e o porto da União. Construiu um porto onde atualmente está o Porto Velho, denominando-o de Porto Amazonas e, em 17 de dezembro de 1882, lançou nas águas do Iguaçu o vapor Cruzeiro.
A Compagnie Gènèrale de Chemins de Fer Brèsiliens conseguiu, pelo Decreto imperial nº 10.512, de 5 de janeiro de 1889, concessão para construir linha ferroviária entre Curitiba e o porto do Amazonas e pelo Decreto republicano nº 907, de 18 de outubro de 1890, a concessão para prolongamento do porto Amazonas até Ponta Grossa. A companhia construiu a linha sem passar diretamente por Porto Amazonas, passava por Restinga Seca, tendo um ramal desta última estação até o porto das Laranjeiras, situado 12 km acima do Porto Amazonas, que foi inaugurado em 1º de novembro de 1892, edificando uma estação denominada Estação Porto Amazonas. Pela facilidade da ligação ferroviária, o porto principal foi transferido para o porto das Laranjeiras, onde hoje está a cidade de Porto Amazonas.”

Para saber a Origem e o Significado do nome de outros municípios paranaenses clique no nome do livro abaixo.

Fonte: Municípios paranaenses : origens e significados de seus nomes / autor João Carlos Vicente Ferreira

Acesse também:  Banco de Nomes geográficos do Brasil.

Originalmente publicado em 21 de fevereiro de 2012, no extinto Porto Amazonas Conectado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.