Acontecendo

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Paraná comemora dia do rio Iguaçu

No dia do Rio Iguaçu, comemorado nesta quinta-feira, 17 de novembro, o Parque Municipal de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi palco de um debate sobre a importância da preservação ambiental. Estudantes de escolas municipais, pessoas da comunidade e autoridades se reuniram para uma reflexão sobre a importância da preservar os recursos hídricos.

A comemoração envolveu plantio de mudas nativas às margens do rio e uma visita socioeducativa ao EcoExpresso, da Sanepar.

“O Iguaçu é o nosso rio mais emblemático, começa na região de Curitiba e termina em Foz do Iguaçu. Instituir este dia foi o último projeto que apresentei como deputada estadual. Hoje ele faz parte do calendário, inclusive das escolas, para ensinar aos alunos a importância da preservação da água e também a importância deste rio”, disse a vice-governadora Cida Borghetti.

Com 1300 quilômetros de extensão e 23 afluentes, em várias regiões do Estado, o Iguaçu é o maior rio do Paraná, abrangendo 109 municípios, desde a nascente até Foz do Iguaçu, na região Oeste.

Por sua importância, o governador Beto Richa instituiu em 2015, por meio do decreto número 1589, o Grupo Gestor do Rio Iguaçu (GGRI), que desenvolve políticas e ações para recuperação do rio em suas áreas mais críticas e para manter a qualidade da água nos trechos onde ele ainda está preservado.

AÇÕES - “Desde a criação deste grupo gestor GRI, dezenas de ações passaram a acontecer permanentemente ao longo do curso do rio, principalmente nos trechos mais críticos”, afirmou Mario Celso Cunha, da Sanepar, que coordena do GGRI.

O Grupo Gestor é composto por 11 entidades oficiais do Paraná: Sanepar, Copel, Instituto Águas Paraná, Instituto Ambiental do Paraná, secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, do Desenvolvimento Urbano, do Planejamento, da Agricultura e Abastecimento, além do Lactec, Casa Civil e Vice-Governadoria.

O GGRI trabalha, também, na busca de parceiros para desenvolvimento de novas ações. O Rotary Club de Curitiba assinou um termo de parceria com a Sanepar para desenvolvimento de novos projetos. “O Rotary se orgulha de parcerias como essa, com foco na preservação do meio ambiente”, afirmou Paulo Augusto Zanardi, representante do Rotary.

O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, afirmou que a empresa é uma grande aliada para a preservação do meio ambiente. “O tratamento adequado do esgoto que depois volta para o rio faz com que uma enorme carga poluidora não caia direto na água. Nós trabalhamos diariamente pensando na melhoria da qualidade de vida das pessoas e na preservação ambiental. Buscamos constantemente soluções inovadoras para a melhoria da qualidade das águas de todos os nossos rios”, disse ele.

PRESENÇAS – Participaram da comemração do dia do Rio Iguaçu Ricardo Soavinski, o presidente da ICMBio e representante do Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho; o secretário estadual do Meio Ambiente, Antônio Carlos Bonetti; o diretor de desenvolvimento de negócios da Copel, Jonel Nazareno Iurk; o prefeito eleito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, e o prefeito de São José dos Pinhais Luis Carlos Setim.


*Fonte Agência Estadual de Noticias 
*Imagem: Jonas Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.