Acontecendo

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Bonilha recomenda transparência e controle aos novos prefeitos paranaenses

Durante encontro com cerca de 100 gestores eleitos, no último sábado (26), presidente anunciou que o TCE-PR prestará consultoria aos gestores sobre as obrigações legais dos municípios perante o órgão de controle externo.

O Tribunal de Contas vai prestar consultoria aos novos prefeitos paranaenses, a partir do início de 2017, a respeito dos procedimentos que devem ser adotados no início do mandato. Isso é necessário porque, já no dia 31 de março, será necessário concluir o envio da prestação de contas anual (PCA) dos municípios relativa a 2016, conforme estabelece a legislação.

O anúncio foi feito pelo presidente do TCE-PR, conselheiro Ivan Bonilha, ao participar, no último sábado (26 de novembro), do Encontro dos Eleitos, promovido pela Escola de Formação Política Luiz Felipe Haj Mussi, no Teatro do Sesc, em Curitiba. No encontro, Bonilha falou para cerca de 100 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos pelo Partido Popular Socialista (PPS) em outubro, para o mandato 2017-2020.

No evento, o presidente do Diretório Regional do PPS, deputado federal Rubens Bueno, destacou o papel do TCE-PR não apenas como fiscal dos gastos públicos, mas como orientador dos gestores municipais. Bonilha enalteceu a iniciativa do partido em promover o evento, que durou dois dias, destacando que este é o papel de um partido político: prover de informações os recém-eleitos para um bom início de mandato.

Sobre a consultoria que o Tribunal deve dar aos novos prefeitos, o conselheiro acrescentou que será disponibilizada uma agenda para que os municípios possam ficar seguros a respeito de todos os prazos e procedimentos legais.

Controle interno
Aos recém-eleitos, o presidente Bonilha fez algumas sugestões. A primeira é adotar a transparência como característica principal da gestão. “É preciso ter disposição para sempre dar satisfação aos munícipes. Desde a forma como encontraram a administração, até a satisfação sobre todos seus atos”, explicou.

Ele recomendou ainda que os novos prefeitos estabeleçam comunicação permanente com os órgãos de controle, sempre prestando as informações necessárias, especialmente aos sistemas eletrônicos do TCE-PR. Por último, destacou a importância de se ter um bom controlador interno e uma assessoria jurídica eficiente, “que seja ao mesmo tempo corajosa e cautelosa, isso é vital”, completou o conselheiro.



*Fonte AMCG
*Imagem: Ilustrativa / Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.