Acontecendo

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Ministério da Defesa publica portaria com diretrizes para a Operação Eleições 2016


O Diário Oficial da União publicou, nesta quarta-feira (14), portaria do ministro da Defesa, Raul Jungmann, que traça as diretrizes para a Operação Eleições 2016, com o objetivo de assegurar o apoio das Forças Armadas nos dias 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro, onde houver segundo turno., tendo em vista a dificuldade de acesso a alguns municípios do país e a necessidade de garantir a votação e a apuração das eleições municipais. Em agosto passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) solicitou ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República a participação das Forças Armadas no apoio logístico em algumas localidades e no transporte de pessoas a serviço da Justiça Eleitoral, além do transporte de material que será utilizado durante o pleito.

O presidente da República, Michel Temer, na época ainda no exercício do cargo, autorizou, por decreto, o emprego das Forças Armadas para a garantia da lei e da ordem pública durante a votação e a apuração das Eleições de 2016. Dessa forma, o Ministério da Defesa deverá utilizar os efetivos militares para prestar apoio logístico e em ações para a garantia da lei e da ordem e para a votação e apuração das eleições nas localidades e municípios que forem solicitados pelo TSE.

A portaria determina aos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica que fiquem em condições de operar militarmente no que for solicitado pelo TSE e executem as ações de garantia da lei e da ordem e de apoio logístico relacionadas com o evento, quando solicitados, estando autorizados a realizar as coordenações necessárias entre si, com os Tribunais Regionais Eleitorais, com os juízes eleitorais e com os órgãos de segurança pública federal e local.

O documento também determina, ao chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que realize contatos com o TSE para as coordenações que se fizerem necessárias, acompanhe o planejamento e a execução das ações relacionadas ao emprego das Forças Armadas para o cumprimento do objetivo, encaminhe aos comandantes as instruções e as regras de engajamento para o emprego das três forças nas eleições e encaminhe ao secretário-geral do Ministério da Defesa as necessidades de recursos financeiros exigidos para a operação.

A portaria determina, ainda, que o secretário-geral do Ministério da Defesa submeta ao ministro da pasta as providências necessárias para o atendimento às solicitações da Justiça Eleitoral, e que o consultor jurídico do órgão que organize serviço de acompanhamento jurídico em apoio à operação.

Leia aqui a íntegra da Portaria Normativa nº 52/MD.















*Fonte TSE
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.