Acontecendo

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Blog do Riomar Bruno vai entrevistar os candidatos de Porto Amazonas

No dia 24 de agosto o Blog do Riomar Bruno, entrou em contato com os dois candidatos à prefeito de Porto Amazonas, durante a conversa foi apresentado aos candidatos as propostas que o Blog reuniu junto aos seus leitores.

Alem do documento com as propostas, apresentamos aos candidatos uma sugestão de entrevista, tanto para o cargo de prefeito, tanto para os vereadores. Deixamos claro aos candidatos que ninguém era obrigado a participar das mesmas, porem acreditamos que seria bom que todos participassem.
As perguntas são simples, mas podem traçar o perfil dos candidatos.

Hoje pelo menos um candidato já me retornou com as respostas das perguntas, a qual já sera publicada nos próximos minutos.

Os candidatos que quiserem participar podem verificar junto ao seu comitê a folha com as regras da entrevista, bem como as perguntas.

Abaixo publicamos as propostas que apresentamos aos candidatos na ocasião.

Propostas apresentadas pelos munícipes ao Blog do Riomar Bruno, com sugestões para melhoria de Porto Amazonas.


O Blog do Riomar Bruno no início do mês de junho propôs aos seus leitores que enviassem ao Blog propostas como se cada um fosse candidato à prefeito.
Aqui neste documento reunimos as propostas que foram apresentadas.

·         Recuperar os pontos turísticos do município criar novos, usar o potencial do rio Iguaçu.
·         Buscar na historia um prato típico da cidade ou criar um concurso para definir um, e "vender a ideia" para turistas.
·         Atrair pessoas de fora, e também fomentar com pessoas daqui, para incrementar a economia. O Porto tem muito a oferecer, pode explorar o Turismo entre outros.
·         Atrair empresas de pequeno porte para a cidade, podendo ceder terrenos de posse da prefeitura para as suas instalações. (E assim evitar que mais pessoas saiam da cidade)
·         Controle de uso de carros oficiais. Somente usar à serviço, fazer valer a Lei 1047/2016.
·          Buscar empresas e indústrias não poluentes que pudessem gerar empregos para a juventude oferecendo incentivos fiscais e apoio para que estas tivessem interesse em se estabelecer em Porto Amazonas.
·          Instalar pontos de Internet Wi-Fi gratuita para a população a fim de facilitar o acesso a educação e a comunicação a distancia (Cidades Digitais)
·         Criar um Departamento para formulação e confecção de projetos que pudessem beneficiar os diversos setores da administração publica(esta equipe estaria atenta a todos os projetos dos Governos Federal e Estadual, analisando quais se adequariam a nossa realidade).
·         Criar um Consórcio Intermunicipal para proteção e conservação do Rio Iguaçu, (Revitalizar não só o Rio Iguaçu, mas limpar os que estão no perímetro urbano, como o Ribeirão Bonito), existe o Projeto de Revitalização do Rio Iguaçu do Governo do Estado.
·         Criar projetos e estruturas a fim de alavancar o turismo sustentável, o ecoturismo e o turismo de aventura no município.
·         Firmar parceria e concessão com empresas de Saneamento para solucionar os problemas constantes de falta D'água nos bairros.
·         Colocar lixeiras na cidade
·         Fazer varrição das ruas de toda a cidade continuamente
·         Retornar com o calendário ambiental do município, retornando as atividades de limpeza de rio, palestras ambientais entre outros, fazer funcionar a Divisão do Meio Ambiente.
·          Criar uma equipe de Bombeiros Comunitários (existe projeto e convenio do estado) buscar recursos para aquisição de caminhão pipa de combate a incêndio, e EPis , bem como outros equipamentos de salvamento e primeiros socorros. 

Propostas sugeridas por alguns Funcionários

·         Estruturação de Plano de Cargos e Salários para todos os funcionários  públicos  municipais.
·         Oferecer e firmar convênios com faculdades e universidades para o aperfeiçoamento dos funcionários, que assim desejarem
·         Efetivar o funcionamento do Departamento de Comunicação,  e assim proporcionar a comunicação interna entre todos os departamentos, bem como dar publicidade de atos da administração publica, e este órgão ser responsável pela ouvidoria do município, recebendo as demanda da população e encaminhado aos setores competentes.
·         Tentar fazer com que cada Departamento tenha duas ou mais pessoas qualificadas para atender o mesmo, evitando assim que o DP pare em casos de ferias ou outros tipos de afastamento do funcionário.
·         Evitar alterar a estrutura funcional dos Departamento que estão apresentando resultados.

 Proposta de inclusão nas escolas de ensino regular municipal

1)      Para que a inclusão ocorra de fato, é necessário que todos os alunos se encontrem em condições iguais de aprendizado. No caso de alunos que possuem algum comprometimento intelectual, físico, sensorial, comportamental, as barreiras podem ocorrer tanto no espaço físico quanto na ausência de profissional capacitado para orientar o trato com essas pessoas. Sendo assim, é necessário que exista uma equipe multiprofissional que atenda a essa demanda (por exemplo, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, neurologista, psicólogo, psicopedagogo clínico e institucional, etc). Na falta de oferta por parte do município, esse deverá credenciar tais profissionais para dar suporte terapêutico aos alunos, famílias e professores, conduzindo a aprendizagem de forma plena e não discriminatória;
2)      Professores relatam falta de suporte e/ou capacitação para tornar o processo educativo eficaz.  É preciso que o município invista em capacitação e formação contínua desses professores (e que estes estejam dispostos e aptos para adquirir tais conhecimentos) nas diversas áreas que possam afetar o público-alvo;
3)      Promover políticas de inclusão social para dirimir o preconceito, a discriminação e proporcionar um olhar atento aos benefícios da diversidade, pois todos somos sujeitos sociais e as habilidades a mais ou a menos não devem ser nunca motivo de isolamento social e diferenciação;
4)      As famílias precisam de suporte e orientação no trato com as crianças inclusas e não podem sofrer prejuízos de superexposição das dificuldades dessas crianças e devem ter direito a acompanhá-las em terapias ou consultas médicas sem prejuízos em sua remuneração ou negativas sob a ótica de cumprimento de carga horária de trabalho;
5)      A partir do momento em que se tem um aluno incluso em sala de ensino regular, se faz necessária a presença de professor auxiliar ou auxiliar terapêutico ou estagiário treinado  a fim de mediar a aprendizagem do aluno com o professor regente e atendê-lo em suas necessidades atentando para que seja um auxiliar para cada três crianças inclusas;
6)      O professor especialista em Educação Especial não pode recusar-se em assumir turma com criança inclusa, assim que lhe for exposto ou solicitado pelo Departamento Municipal de Educação;
7)      Toda a comunidade escolar deve estar envolvida no processo de inclusão, recebendo os devidos esclarecimentos acerca das diversidades de modo que as famílias e os funcionários da escola se sintam acolhidos e confiantes quanto aos recursos escolares, tanto humanos quanto materiais.
Oferta e compromisso com a qualidade de ensino, com a parceria dos departamentos de Educação, Saúde e Assistência Social, pois as habilidades das crianças não podem ser prejudicadas pela demora nos atendimentos ou pela falta de condição financeira das famílias. Em outras palavras, respeitar o ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, onde se espera que o direito da criança portadora de deficiência ou não, de ter acesso à saúde e educação de qualidade para seu pleno desenvolvimento e cidadania não seja suprimido pela falta de iniciativa pública e nem familiar e no caso disso ocorrer, considerar abandono intelectual ou abandono de incapaz, tanto por parte da família como das entidades públicas.

Prezado Candidato, em primeiro lugar desejamos sucesso nesta trajetória, e gostaríamos que desse uma atenção para estes pontos que foram levantado por esta pequena parcela da população porto amazonense e que na medida do possível, caso seja eleito, a propostas aqui elencadas fossem atendidas. 
Atenciosamente:
Riomar Bruno dos Santos Ferreira



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.