Acontecendo

domingo, 21 de agosto de 2016

Em nova atualização Porto Amazonas registra mais 6 mulheres para o cargo de vereadora

Na ultima atualização do site DivulgaCand deste Domingo (21), foram incluídos o nome de 6 novas candidatas para o cargo de vereadora.
A nova atualização esta de acordo com as novas Leis eleitorais, que garante uma cota minima de 30% das vagas dos candidatos sejam do sexo feminino.
Confira a lista atualizada no final deste artigo.


* Participação da mulher na política

Por Marcello Richa

Dados preliminares apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) apontaram um aumento expressivo no número de pessoas que irão disputar um cargo no legislativo em 2016 em relação às eleições anteriores. Apesar da boa notícia de oxigenação nas candidaturas, o levantamento também evidencia um antigo problema de representação na participação feminina na política.
Em Curitiba foi registrado mais de 1.097 candidatos para disputar uma cadeira na Câmara, um recorde histórico. No Paraná os números também impressionam, com mais de 12 mil candidatos ao legislativo nos 399 municípios. Apesar disso, o número proporcional de candidatas permaneceu em 30% dos registros, o valor mínimo exigido pela legislação eleitoral. O cenário fica ainda pior quando percebemos que no resto do país a situação é a mesma, com uma proporção de 31%.

As mulheres representam 52% dos eleitores brasileiros. Ou seja, a maior massa de eleitores não possui uma representatividade condizente com sua força. No Brasil temos leis que estabelecem cota proporcional de 30% das candidaturas para mulheres, além de outras que estipulam que partidos precisam destinar 5% da verba do Fundo Partidário para a formação política feminina e que 10% do tempo de propaganda devem ser utilizados por elas. São ações que garantem espaço, mas que não atingem o desafio de despertar o interesse na participação do processo eletivo.

Não existem dúvidas que nos últimos 30 anos a participação da mulher na política aumentou, mas em um ritmo ainda muito lento. Existem inúmeros fatores que dificultam essa ampliação, que incluem o preconceito e barreiras que a própria sociedade impõe em relação ao desempenho e função da mulher na política. Fortalecer a atuação delas neste segmento exige uma mudança cultural e cabe aos partidos apresentarem maior apoio e incentivo na integração das mulheres nas suas estruturas, para que atuem como protagonistas na construção de políticas públicas com representatividade e voz.

Atualmente o Brasil é um dos países com menor representação feminina no legislativo da América Latina, reflexo de uma infeliz cultura política que trabalha a maioria das candidaturas de mulheres apenas para cumprir a cota, sem prepará-las para a realidade de uma eleição ou oferecendo um suporte para que tenham alcance de comunicação para apresentar suas propostas.

A ampliação da participação das mulheres na política não é apenas uma questão de igualdade, é também um fortalecimento da gestão pública com novas representações capacitadas, que concentram racionalidade e afetividade ao desenvolvimento estrutural, econômico e social. Perder isso diminui a força da nossa democracia, uma vez que é essencial que os debates e decisões sejam realizados por grupos com diferentes perspectivas e vivências.

Nome Completo Nome Urna Cargo NUMERO Partido SITUAÇÃO COLIGAÇÃO
ADENICE CELESTINO DOS SANTOS DO ROSARIO ADENICE Vereador 44222 PRP Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ADRIANE DE FATIMA FERREIRA ADRIANE FERREIRA Vereador 40456 PSB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
ALEXANDRE MOLKENTHIN ALEXANDRE DA RADIO Vereador 25432 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ALUIR DIAS DE FREITAS ALUIR EMPREITEIRO Vereador 55222 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
AMILTON DOS SANTOS AMILTON - MILTON Vereador 20111 PSC Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
ANDREIA FONSECA ANDREIA FONSECA Vereador 44000 PRP Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ARNALDO ALVES ARNALDO ALVES Vereador 55111 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
ELIZABET DE ALMEIDA VIEIRA BETE Vereador 12000 PDT Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ROBERTO GARRETT BETO-BETINHO-ROBERTO Vereador 15555 PMDB Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
RUBENS SEGURO DE PAULA CACAU Vereador 23235 PPS Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
LUIZ CARLOS CHIMILOSKI CARLAO CHIMILOSKI Vereador 10123 PRB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
MARINELSE DE OLIVEIRA KAMPA CHICA Vereador 12222 PDT Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
DEBORA COSTA DEBORA Vereador 44111 PRP Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
RODRIGO ROGERIO DORNELES FIAPO Vereador 25000 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
JOSE LUIZ GANDIN JUNIOR GANDIN JUNIOR Vereador 40016 PSB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
ANTONIO CARLOS PORTELA GEADA Vereador 23456 PPS Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
JORGE LUIZ MORAIS JORGINHO DO BIANO Vereador 14555 PTB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
JOCIMARA DE ALMEIDA SOLDI Vereador 45000 PSDB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
KETLY PRISCILA BARBOSA HEGLER KETLY BARBOSA Vereador 14104 PTB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
LINCON LUIZ SOLDI LINCON SOLDI Vereador 45789 PSDB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
LUCIMARA DE PAULA GROCHEVIK LUCIMARA DE PAULA Vereador 10464 PRB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
MAICON JOSE DE OLIVEIRA MAICON Vereador 11111 PP Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
ANTONIO MARCOS MOREIRA MARCOS DO MERCADO Vereador 23091 PPS Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
MARINES NUNES MARINES NUNES Vereador 44123 PRP Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
NELSON KOZLINSKEI NELSON KOZLINSKEI - CURTUMEIRO Vereador 55255 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
RUBENS PEDRO HILLEBRANT NINO Vereador 40123 PSB Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
OSEAS DE ALMEIDA LEMOS OSEAS Vereador 55333 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
EVANDRO BARBOSA PAPITO Vereador 23123 PPS Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ADAO VIEIRA PASTOR ADAO Vereador 25003 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
PAULO EDMIR FERREIRA PAULO FERREIRA Vereador 25777 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
JOACIR BARBOSA PRETINHO Vereador 25612 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
RICARDO ALFREDO MARCONDES PORTELA RICARDO PORTELA Vereador 25555 DEM Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
ROZALINA DO CARMO APARECIDA DA ROCHA DE FREITAS ROZALINA/LINA Vereador 20222 PSC Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
SIMONE DO ROCIO COVALSKI DE OLIVEIRA SIMONE Vereador 55294 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"
VICENTE LOURENCO DE SOUZA VICENTE DA RADIO Vereador 12345 PDT Aguardando julgamento "HONESTIDADE TRABALHO E COMPETENCIA I"
WILSON DE CARVALHO FAGUNDES WILSON FRU Vereador 55555 PSD Aguardando julgamento "DESENVOLVIMENTO, ORGANIZAÇÃO E TRABALHO I"














*Fonte TSE e artigo de Marcello Richa é presidente do Instituto Teotônio Vilela do Paraná (ITV-PR)
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.