Acontecendo

sábado, 2 de julho de 2016

Saque do Pis/Pasep é prorrogado pelo Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho anunciou no início da noite desta sexta-feira (1º) a prorrogação do prazo para o saque do Abono Salarial Pis/Pasep referente ao exercício 2015/2016. O pagamento do benefício estará disponível para saque nas agências da Caixa Econômica e do Banco do Brasil entre os dias 28 de julho e 31 de agosto. O prazo havia terminado nesta quinta-feira (30) e o recurso que não foi sacado seria devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

“O governo está se organizando para aprimorar a gestão e ampliar a justiça social a quem precisa”, afirmou o ministro Ronaldo Nogueira.

A expectativa do governo interino é que pelo menos 300 mil trabalhadores possam realizar o saque no valor de R$ 880. Cerca de 1,2 milhão de beneficiários ainda não fizeram o resgate do Pis/Pasep. De acordo com o ministério, desde o início do calendário do ano-base 2014, foram pagos mais de R$ 18 bilhões a pouco mais de 22 milhões de trabalhadores, o que corresponde a 94,45% do total de pessoas com direito ao recurso.

Quem tem direito ao Pis/Pasep

Trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e recebido até dois salários mínimos por mês nesse período têm direito ao benefício. É necessário estar cadastrado no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Como sacar o Pis/Pasep

O trabalhador que possui o Cartão Cidadão com senha cadastrada pode sacar o PIS nos terminais de autoatendimento da Caixa, ou nas casas lotéricas. Se não tiver o Cartão Cidadão, é preciso se dirigir a uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação com foto. Pode ser a carteira de identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a própria carteira de trabalho.

Para obter informações sobre o Pis/Pasep basta telefonar para o número 0800-726 02 07 da Caixa.

Quem recebe o Pasep precisa verificar se houve depósito na conta. Caso isso não tenha ocorrido, o trabalhador deve procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil

A Central de Atendimento Alô Trabalho, do Ministério do Trabalho, atende pelo número 158 e também passa informações referentes ao PIS/Pasep.















*Fonte Agência Brasil
*Imagem: Ilustrativa


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