Acontecendo

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Pessoas que fizeram cirurgia bariátrica terão direito a meia-porção

Em 2015, 93,5 mil brasileiros passaram por uma redução de estômago. O Paraná, estado campeão de cirurgias bariátricas, responde por 42% dos procedimentos feitos pelo SUS. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, de janeiro de 2013 até abril de 2016, foram realizados mais de 10 mil procedimentos apenas pelo sistema público de saúde. Essa é talvez a decisão mais importante na vida de uma pessoa com obesidade. Após o procedimento, o paciente precisa fazer inúmeras mudanças, que incluem a prática de exercícios físicos e, principalmente, a reeducação alimentar.

É pensando no bem-estar e na qualidade de vida dessas pessoas que o deputado estadual Marcio Pauliki protocolou um projeto de lei. A iniciativa prevê que restaurantes que servem porções, rodízios ou refeições à la carte deverão oferecer meia-porção com descontos de 30% a 50% para pessoas com o estomago reduzido através de cirurgia bariátrica ou outra forma de gastroplastia. O desconto não se aplica a refeições por quilo, lanches ou bebidas.

Para ter direito ao benefício, o interessado deve apresentar a carteira da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica dada ao paciente após a cirurgia ou laudo assinado por um médico especializado na área.

“A alimentação de uma pessoa que passou por uma cirurgia bariátrica é completamente diferente da de uma pessoa que não foi operada. Como a quantidade de alimento que o paciente consegue ingerir é reduzida, ir a um restaurante que não ofereça meia-porção, por exemplo, representa um grande prejuízo. O consumidor vai pagar por algo que não vai conseguir comer, ou pior, será induzido a comer mais do que deveria”, argumenta Pauliki. O deputado acrescenta que a falta de opções de restaurantes que sirvam meia-porção dificulta a inclusão de pessoas que submeteram a redução do estômago em uma rotina com amigos e familiares, o que também é essencial para a saúde e qualidade de vida.

O projeto de lei já passou pela Comissão de Constituição e Justiça e deverá ser analisado pelas outras comissões da Assembleia Legislativa do Paraná nas próximas semanas.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.