Acontecendo

domingo, 3 de julho de 2016

Pela primeira vez grupo de dança de Porto Amazonas se apresenta no Tetro Guaíra

Considerado um dos maiores teatros da América Latina, o grande auditório do Teatro Guaíra, mais conhecido como Guairão, foi construído dentro de padrões técnicos apurados e devido as suas dimensões avantajadas tornou-se palco para grandes espetáculos.

As mais célebres companhias de dança do mundo, além de diversos artistas consagrados nacional e internacionalmente, já passaram por lá.
No ultimo final de semana o Guairão foi palco de belíssimas apresentações na 9ª Mostra de Danças Paranaense, 107 coreografias foram apresentadas, dezenas de bailarinos se apresentaram pela primeira vez no teatro.

Nos bastidores vários sentimentos se misturavam, o sonho de se apresentar no Teatro Guaíra estava sendo realizado, o tamanho do espantoso palco impressionaram muitos, “Ele é maior que a minha casa” disse uma das bailarinas, “Estava tão concentrada que somente no final da apresentação eu vi a platéia” comentou outra bailarina, “É um sonho poder estar aqui, se apresentar num dos mais importantes Teatros do mundo, sem duvidas hoje é a nossa mais importante apresentação já realizada, e queremos voltar mais vezes à este palco” frisou Gisele Polato que é coreografa do Grupo Fusão.com de Porto Amazonas.

O Teatro Guaíra ficou pequeno para tantos talentos que por ali passaram.


Entre os grupos estava o Grupo Fusão.com de Porto Amazonas, foi a primeira vez que um grupo da cidade se apresentou no Teatro 
A Mostra Paranaense de Dança é um festival produzido pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra – ABABTG, que pretende reunir anualmente trabalhos de escolas, academias e grupos das mais variadas faixas etárias e estilos de dança do Estado do Paraná e de Estados vizinhos, em Mostras Seletivas e em uma grande Mostra Final na cidade de Curitiba. Além da apresentação dos grupos, conta com espetáculos de companhias e bailarinos profissionais e oficinas de aprimoramento artístico e técnico.

Neste ano houve recorde de inscrições: 1.992, a maior desde a criação da Mostra. Foram 520 coreografias, de 170 grupos oriundos de 55 cidades do Paraná e três de Santa Catarina.
A avaliação dos candidatos foi por banca formada por bailarinos do Balé Teatro Guaíra e profissionais convidados. Deste total, foram selecionadas para a final 113 coreografias.

A Mostra final não é competitiva, seu objetivo é apresentar as coreografias que foram selecionadas ao longo das seletivas por todo o estado, a Mostra é uma iniciativa da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e é um incentivo a novos talentos, valorizando trabalhos de grupos paranaenses. Tem como objetivos a divulgação, incentivo e fomento da dança realizada no Paraná e Estados vizinhos, a interação entre profissionais e estudantes, a formação de platéia, a divulgação e valorização da profissão de bailarino, o estímulo à criatividade coletiva e individual, a circulação de bens culturais e a transposição de fronteiras culturais.

Homenagens


Uma bailarina foi homenageada com o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança, Julia Reidel Dereti do Amusic – Escola de Musica e Dança de Curitiba. Cleiton Rafael Martins do Corpo Municipal de Dança de Dois Vizinhos recebeu o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança para Coreografo, a Cia do Corpo Centro de Artes de Foz do Iguaçu, foi homenageado com o Prêmio ABABTG de Incentivo à Dança para Grupo e Tatiane Veroneze Pratti, do Ballet Country Club de Maringá foi escolhida para participar da próxima edição do Projeto Allegro, que conta as histórias dos profissionais da dança através de um ensaio fotográfico e um perfil escrito, e são publicadas mensalmente no site e-DANCE (http://e-dance.art.br/projeto-allegro/).
A Mostra Paranaense de Dança tem apoio do Centro Cultural Teatro Guaíra, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e Galvão Locações, com patrocínio de O Boticário na Dança, Copel e Sanepar.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.