Acontecendo

quarta-feira, 27 de julho de 2016

348 eleitores de Porto Amazonas não são obrigados a votar


Dos 3.817 eleitores aptos a votar nas próximas eleições me Porto Amazonas, 348 (quase 10%) não têm obrigatoriedade de votar por terem entre 16 e 17 anos ou mais de 70 anos, ou seja, seu voto é facultativo. E ainda tem 77 eleitores que são analfabetos. Os dados são de 22/07/2016 e foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Já a maior fatia entre o eleitorado é composta pelos 433 eleitores que têm de 35 a 39 anos.
O numero de eleitores com voto facultativo é expressivo dentro do universo de eleitores, pois esse pode alterar significativamente o resultado da eleição, é possível que os candidatos tentem convencer estes eleitores a votar.

Dados

O voto é obrigatório para os cidadãos brasileiros alfabetizados maiores de 18 e menores de 70 anos e facultativo para quem tem 16 e 17 anos, para os maiores de 70 anos e para as pessoas analfabetas.

Obrigados

Os eleitores que são obrigados a votar e não comparecerem às urnas por três eleições consecutivas (cada turno é considerado uma eleição) podem ter o título cancelado. Sem o documento, o eleitor fica impedido, por exemplo, de contrair empréstimos em instituições financeiras governamentais, tirar passaporte e tomar posse em cargo público, caso seja aprovado em concurso.

Eleitorado Feminino

Hoje, as eleitoras são maioria em Porto Amazonas: 1.923 mulheres correspondem a 50,38% do eleitorado. Não tiveram o gênero informado 2 eleitores, e os demais 1.892 (49,57% do total) são homens.

Escolaridade

Ainda nos dados disponibilizados pelo TSE, é informado que 39,85% do eleitorado da cidade entraram no ensino fundamental e ainda não o conclui, esse numero corresponde a 1.521 eleitores. Apenas 83 eleitores possuem o ensino superior completo.

Confira os gráficos abaixo.

Escolaridade dos Eleitores

Idade do eleitorado
Distribuição por sexo e idade



Evolução do eleitorado desde 2008


Evolução do eleitorado

43 eleitores possuem cadastro de biometria





















*Fonte TSE
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.