Acontecendo

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Portal do TSE disponibiliza espaço de serviços para eleitores

Com apenas alguns cliques, o eleitor brasileiro pode ter acesso a diversas informações e serviços que asseguram o pleno exercício do direito ao voto. Para isso, basta acessar no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a aba “Eleitor”, que está localizada na barra em verde do site e é dividida em várias seções.
Ao clicar no canal, o eleitor tem a sua disposição diversos serviços e informações sobre as eleições por meio dos links: Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatística do eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios, Mais serviços aos eleitores.
Disque-Eleitor traz telefones de contatos no TSE e nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para a obtenção de informações. Em Eleitor no exterior, o cidadão pode consultar as seções Informações gerais, Recolhimento de multas e Regularização de título cancelado.Também pode ter acesso a lista de representações do Brasil no exterior, entre diversos itens.
No link Estatísticas de Eleitorado, o interessado pode pesquisar o perfil do eleitor brasileiro a partir do Cadastro Nacional de Eleitores. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente.
Já a seção Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes para consulta. Os termos apresentam conceitos e definições extraídos da literatura jurídico-eleitoral brasileira, referências doutrinárias, informações históricas de termos relacionados e dos sistemas e processos eleitorais brasileiros, bem como imagens e textos vinculados.
Por sua vez, o link Mesário traz informações relacionadas às atribuições dessa atividade e também detalhes de como os cidadãos devem proceder caso queiram participar como mesário voluntário.
O canal também disponibiliza a seção Zonas eleitorais – cartórios com a lista dividida por estado.

Acesso rápido

O site também oferece a possibilidade de acesso rápido ao link Serviços ao eleitor, que está localizado logo abaixo da barra superior em verde, no canto esquerdo da página. No local, é possível acessar os seguintes ícones: Certidões, Consulta por nome, Zonas eleitorais – cartórios, Canal do Mesário, Recadastramento biométrico no Brasil, Disque-Eleitor, Estatísticas de eleitorado, Disque-Eleitor, Eleitor no exterior, Estatísticas de eleitorado, Glossário Eleitoral, Mesário, Zonas eleitorais – cartórios e Mais serviços aos eleitores.
Todos os serviços divulgados na internet pelo TSE são gratuitos, com possibilidade de impressão imediata das orientações, preenchimento de formulários e emissão de certidões eleitorais. A emissão ou validação das certidões pela internet exige o preenchimento de todos os campos do formulário de emissão ou validação.
















*Fonte TSE
*Imagem: Reprodução


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.