Acontecendo

sexta-feira, 17 de junho de 2016

'Não sabia que médico reside no hospital', diz vereador ao cometer gafe

O comentário do vereador Paulo Rocha (PMDB) durante a sessão na Câmara de Foz do Iguaçu, na quinta-feira (16) provocou risos de parlamentares, funcionários e pessoas que acompanhavam as votações do dia. Ao falar sobre um requerimento defendido pelo vereador Nilton Bobato (PCdoB), Rocha declarou não saber que “médico reside [mora] no hospital”.

“Vou ler o requerimento dele aqui. Requerimento 276/2016: Requer do prefeito municipal informações sobre a previsão de pagamento de bolsa-auxílio aos médicos residentes no hospital. Eu não sabia que tem médico que reside no hospital. Uai, médico residindo no hospital?”, questionou. Assista ao trecho do vídeo da TV Câmara.



Em nota divulgada nesta sexta-feira (17), um dia após a suposta gafe viralizar na internet, o vereador defendeu-se dizendo que sabia o que são médicos residentes, mas que aproveitou a oportunidade para criar polêmica já que, segundo ele, uma grande parte da população não tem conhecimento deste tipo de exigência feita aos médicos recém-formados e que usam a residência para se especializar e praticar o conhecimento.

“É claro que eu sei o que é um médico residente, mas quis chamar a atenção da população para um problema que temos na saúde. Nas vistorias que fazemos nos postos, vemos que faltam médicos e usei isso para chamar atenção e ‘zuar’ com o vereador Bobato. Se não tem médico para trabalhar, tem para morar no hospital?”, lembrou ao explicar que estava sendo irônico ao fazer o comentário. “Agora as pessoas sabem o que é um médico residente.”


Já o vereador que teve o requerimento apresentado e aprovado na mesma sessão, Rocha não sabia o que estava falando. “Não cabe a mim julgar a opinião de ninguém. Se não concorda com uma posição, o vereador precisava pelo menos ter estudado o assunto. Isso mostra claramente ele não fez isso e que a intenção era só atacar a proposta”, rebateu Nilton Bobato.

Polêmicas

Paulo Rocha é conhecido na Câmara Municipal por outras polêmicas, como ir trabalhar montado em um pônei e usar ternos coloridos, atitude que chegou a resultar na mudança do regimento interno da Casa estabelecendo limites para as cores das roupas usadas pelos vereadores durante as sessões em plenário.

“Eu procuro chamar a atenção mesmo. A população precisa olhar para a Câmara e saber sobre os problemas da cidade e o que os vereadores estão fazendo. Eu não sou analfabeto. Sou um homem experiente. Sei de onde saí, onde estou e onde pretendo chegar. Vergonha quem passou foi o deputado Tiririca que teve que provar que sabia ler e escrever”, reforçou.

Confira a nota de esclarecimento do vereador Paulo Rocha na íntegra:














NOTA DE ESCLARECIMENTO

Criei a polemica porque uma grande parte da população não sabe e não tem conhecimento o que significa médico residente.
Oque é residência médica?
Residência é onde o médico formado em clínica geral que quer se especializar, como por exemplo: Cardiologista, Ginecologista, Ortopedia, Cirurgião, Oftalmologista, Pediatria etc...
Oque é um médico residente?
O médico presta um vestibular novamente na área que ele que ser especializado. Após ingressar na área especializada o médico deve estudar em um hospital credenciado e acompanhado por professor medico especialista.
O médico residente estuda no hospital mais ou menos 12 horas, é responsável pela área especializada junto com o coordenador médico.
O médico passa a ser chamado de residente... Símbolo R1, R2 e R3. Dai ele estuda 3 anos, a e ele faz um novo exame para ser aprovado.
Por isso que se chama médico residente, para não ser chamado de medico estudante.
O médico residente somente pode estudar em hospital, motivo pelo qual recebe um auxílio-bolsa, conforme determina a lei da bolsa auxílio.
“Queremos dar conhecimento para o povo, o que é um médico residente.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.