Acontecendo

domingo, 19 de junho de 2016

Inverno começa nesta segunda-feira e deve ser mais rigoroso no Paraná

O Instituto Meteorológico Simepar emitiu nesta semana a previsão do tempo para o inverno 2016 no Paraná. A estação começa às 19h desta segunda-feira (21) e, este ano, será mais rigorosa em comparação aos anos anteriores. Conforme o Simepar, as temperaturas mínimas devem apresentar comportamento mais próximo aos valores históricos.

Antes mesmo do início do inverno, algumas cidades do Paraná já registraram temperaturas menores do que as obeservadas no mesmo período em anos anteriores. Em Guarapuava, na região centro-sul, a mínima registrada até o momento em 2016 foi de -5°C. Em 2015 a cidade registrou mínima de -1°C e em 2014 de 2°C. Na capital, a mínima registrada até agora foi de -2°C, enquanto que em 2015 e 2014 os menores valores foram de 0°C e 8°C respectivamente.

Neste final de junho, no início da estação, o Estado pode registrar chuvas ligeiramente acima da média. Já nos meses de agosto e setembro o volume de precipitação diminui e deve ficar na faixa média.

Segundo a previsão, as massas de ar frio previstas para esta época do ano devem provocar geadas frequentes principalmente entre as regiões sul e central.

El Niño e La Niña


O fenômeno El Niño, que no início do ano foi classificado entre os três mais fortes das últimas três décadas, vem perdendo força e abre mais espaço para atuação de outro fenômeno: o La Niña, que tem por característica o resfriamento das águas do planeta. O fenômeno Lá Niña pode ainda estender o período de frio pela primavera.














Previsão do tempo para a semana de 19 de junho

Segundo o Simepar, uma massa de ar frio e seco que se desloca pelo norte da Argentina e estado do Rio Grande do Sul se aproxima do extremo sul do Paraná nesta segunda-feira (20). Isso deve aumentar o frio sobre as regiões oeste e sudoeste do Paraná, mas o resfriamento não é intenso o suficiente para a formação de geadas. A temperatura mínima prevista para esta segunda é de 8°C para Foz do Iguaçu e 5°C em Francisco Beltrão. Em Curitiba os termômetros devem marcar mínima de 10°C.

Há previsão de chuvas isoladas nas regiões oeste e noroeste, próximo a fronteira do Brasil com o Paraguai e divisa com Mato Grosso do Sul.

Na terça-feira (21), primeiro dia do inverno, podem ocorrer chuvas em todas as regiões do Paraná e as temperaturas variam entre 8°C e 20°C.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.