Acontecendo

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Detran oferece alternativa online para notificações de infrações

Proprietários de veículos do Paraná já podem acessar pela internet as notificações, penalidades de infrações e advertências que, de alguma forma, não puderam ser entregues aos remetentes pelos Correios. No site do Departamento de Trânsito do Paraná (www.detran.pr.gov.br) é possível fazer a consulta dos editais online e, assim, ter direito à defesa, indicação do condutor infrator e pedido de advertência por escrito.

“Quando um motorista comete uma infração de trânsito, a primeira opção do Detran é enviar uma notificação para o endereço do veículo. Contudo, ocorrem diversas situações em que os Correios devolvem a notificação, sem conseguir entregar ao devido destinatário. Com isso, eles ficam impedidos de se defender da autuação”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

A consulta só não é válida para aqueles que tiveram a notificação entregue ou em que foi registrado o retorno por mudança de endereço. Por isso, é importante sempre atualizar o endereço na unidade mais próxima do Detran ou pelo Detran Fácil, na internet.

De janeiro a maio de 2016, órgão emitiu 418.460 notificações e penalidades de infrações no Estado e133.896 (32%) foram devolvidas devido a problemas de localização do proprietário do veículo. Os principais motivos apontados são: falta de recebimento (58.566) e número da residência não existente (23.276).



DETRAN FÁCIL – O sistema online do Detran permite, além da alteração de endereço, entrar com recurso de multas relacionadas ao órgão, suspensão e cassação do direito de dirigir.

Para isso, o usuário deve preencher o formulário no site e fazer o cadastro em uma unidade da autarquia, uma única vez. Depois de comprovar as informações presencialmente, o cidadão não precisa mais ir ao Detran para fazer os mais de 20 serviços disponíveis digitalmente.

Além do site, o usuário ainda conta com 244 terminais de autoatendimento do Detran em 170 municípios do Paraná. Por meio deles, é possível agendar exames, solicitar documentos, fazer pagamentos e consultas.

*Informações da Agência Brasil
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.