Acontecendo

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Crise faz crescer número de pessoas apostando no próprio negócio no Paraná

Portal do Empreendedor conta com informações sobre a legislação para os interessados em se tornar um microempreendedor individual (Foto: Reprodução/internet)
O número de microemprendedores individuais no Paraná, está crescendo em um ritmo muito mais acelerado do que em 2015. Parte disso se deve à crise econômica pela qual o país passa, o que tem encorajado muita gente que perdeu o emprego a, por exemplo, tentar a sorte como empresário. No estado, os MEIs – categoria criada em 2009 - já respondem por 72% do total de empresas abertas.

De acordo com o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Akel, em momentos de crise, o empreendedorismo por necessidade também cresce, o que ajuda a impulsionar o surgimento de autônomos.

“Pessoas que perdem o emprego muitas vezes usam o dinheiro da indenização para montar um negócio próprio. Mas temos dois casos. Gente que coloca em prática o desejo de ter o negócio próprio, o sonho de ser o próprio chefe. E aqueles que começam um negócio porque não conseguem uma realocação no mercado de trabalho e precisam gerar renda”, explica.

No estado, o número de novos microempreendedores individuais (MEIs) - aqueles que podem faturar até R$ 60 mil por ano e ter um funcionário - aumentou bastante nos últimos anos. De acordo com a Jucepar, o crescimento foi de 11,51% entre janeiro e abril de 2016, na comparação com o primeiro quadrimestre de 2015: Foram 33.353 novos MEIs constituídos contra 29.908.

Para quem também está interessado em abrir uma empresa ou mesmo se legalizar, contando com as vantagens dos impostos reduzidos, o cadastro de microempreendedor individual pode ser feito pela internet. No Portal do Empreendedor, do governo federal, também é possível consultar a legislação e a relação de benefícios, como a tributação simplificada, e obrigações, imprimir boletos e certidões e acompanhar as novidades.
















*Fonte G1
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.