Acontecendo

quinta-feira, 9 de junho de 2016

AMP propõe intenso trabalho de educação em defesa do meio ambiente e do rio Iguaçu

O presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e prefeito de Santo Antônio do Sudoeste, Ricardo Ortina, defendeu hoje em Curitiba, durante a reunião mensal do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu,o desenvolvimento de um amplo programa de educação ambiental - envolvendo a Secretaria Estadual da Educação e as prefeituras - para orientar os estudantes quanto à importância da preservação do meio ambiente.“Os municípios estão fazendo sua parte na defesa do meio ambiente, mas a educação dos cidadãos tem papel fundamental neste processo. Por isso, é essencial que a Secretaria Estadual de Educação se envolva neste projeto.

Temos que pensar no futuro, nas nossas crianças e educá-las para proteger o meio-ambiente”, comentou Ortina, que já desenvolve um programa de limpeza do rio Santo Antônio, que é afluente do Iguaçu e percorre seu município, na divisa do Paraná com a Argentina. Ele considera que o apoio da SEED na oferta de conteúdos visando a proteção ambiental nos 2,8 mil colégios públicos estaduais seria fundamental para atingir este objetivo.

Criado há cerca de um ano, o Grupo de Trabalho é formado por quase vinte instituições públicas e privadas e tem como missão trabalhar pela revitalização, despoluição e preservação do maior rio do Paraná. O Rio Iguaçu passa por 109 cidades do Estado. Além das ações diretas de limpeza e de educação em todos estes municípios envolvendo o rio, outros sete afluentes do Iguaçu estão sendo limpos. O projeto busca parcerias, inclusive com governos e organizações internacionais, para garantir que isto ocorra.

Limpeza e educação

Ao lado de Ortina, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, participou da reunião, presidida pelo coordenador do Grupo Gestor de Revitalização do Rio Iguaçu, Mario Celso Cunha.

Ele relatou as reuniões que teve com o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho (ao lado do governador Beto Richa) e com autoridades da Alemanha para discutir temas ligados ao setor.Chaowiche também participou da 46ª Assembleia Nacional da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), em Jaraguá do Sul (SC), que teve como tema “Saneamento básico é direito de todos”.

A Sanepar já desenvolve um amplo programa de instalação de redes de esgoto. No Paraná, 71% das moradias têm coleta e tratamento de esgoto.Vice-presidente da Aesbe (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), Chaowiche falou sobretudo do problema do lançamento de dejetos nos rios, provocado, entre outros motivos, pelas ocupações urbanas. “Nós queremos viabilizar o máximo de redes nas ocupações, inclusive com capacitações provisórias, para acelerar a solução do problema”, disse.

O presidente da Sanepar disse que, na Alemanha, 80% dos resíduos são tratados nas próprias residências e apenas 7% são destinados aos aterros sanitários. Este resultado é combinado com alta tecnologia no aproveitamento do lodo gerado pelas estações de tratamento e com amplas ações educacionais, desenvolvidas há décadas. “Precisamos de ações efetivas e de um bom planejamento para proteger os rios e defender o meio ambiente”, disse. “Estamos atrasados em relação a países como a Alemanha, mas sou otimista. Não podemos desistir. Temos que nos mobilizar. A participação dos municípios e da AMP neste processo é fundamental”.

*Informações da Agência Brasil
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.