Acontecendo

sábado, 28 de maio de 2016

Dirigir pelo acostamento é ilegal e prejudica o trânsito

Neste sábado (28), o tema da campanha “31 dias para mudar o trânsito”, do Detran Paraná, é o alerta sobre os riscos de dirigir pelo acostamento. A prática é comum nas rodovias que cortam o Estado e, somente nas estradas federais, são cerca de 350 flagrantes todos os meses. A campanha do Detran-PR faz parte do movimento Maio Amarelo, que busca a conscientização sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes.

Em 2015, a Policia Rodoviária Federal (PRF) registrou 4.731 infrações por dirigir no acostamento e nos primeiros meses de 2016 já são 1.743 multas. “Transitar pelo acostamento ocorre, via de regra, nas situações em que há grandes congestionamentos, como horários de pico em perímetros urbanos ou na saída e retorno de feriados. O motorista que comete a infração revela impaciência e um desejo de levar vantagem, desde, é claro, que tenha a sensação de que não está sendo fiscalizado”, conta o inspetor da PRF, Fernando Oliveira.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, destaca que o ideal é que o motorista use o acostamento somente para paradas emergenciais e sempre sinalizadas com o triangulo. “O trecho não é uma via extra. Ele serve para o veículo que teve uma pane elétrica, um problema no motor, ou um pneu furado, por exemplo”, disse.

Traad lembra que, além de possíveis riscos aos demais motoristas, pedestres e ciclistas que transitam na estrada, outro transtorno é o bloqueio da passagem de veículos de emergência, como viaturas policiais e ambulâncias, que usam a área para socorro às vítimas.

INFRAÇÃO - Dirigir pelo acostamento é uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 574,00. Se o condutor usar o trecho para ultrapassar outro veículo, o valor aumenta e chega a R$ 957,00. Nos dois casos, o condutor também soma 7 pontos na Carteira de Habilitação.


*Informações da Agência Estadual de Noticias



Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.