Acontecendo

terça-feira, 24 de maio de 2016

Conab estima que safra do café terá alta de 15% neste ano

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (24), em Belo Horizonte, a segunda estimativa para a safra do café em 2016. A produção dos cafés arábica e conilon deverá alcançar um total 49,67 milhões de sacas, um aumento de 14,9% em relação ao ano passado. Cada saca tem 60 quilos.

Este é o segundo levantamento da safra de 2016 apresentado pelo órgão. Em janeiro, a primeira estimativa mostrava uma produção entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas. O Conab faz o levantamento de café quatro vezes ao ano. O próximo boletim da safra deste ano será divulgado em setembro.

Segundo o Conab, a alta em relação a 2015 se deve ao aumento da área em produção e às condições climáticas favoráveis. A produtividade deverá alcançar 25,58 sacas por hectare, o que também é considerado um aumento expressivo em comparação com o ano passado. Em 2015, foram colhidas 22,5 sacas por hectare.

Tipos de café

O café arábica, que abrange 81% do total produzido no país, deverá gerar em 2016 uma colheita de 40,27 milhões de sacas. O volume representa um incremento de 25,6% em relação ao ano passado. Os melhores resultados deverão ser observados em três regiões de Minas Gerais: Triângulo, Sul e Centro-Oeste. O estado mineiro é o maior produtor de café arábica do Brasil.

Por outro lado, é esperada uma queda na produção do café conilon. O Conab estima uma colheita de 9,4 milhões de sacas, o que representa uma diminuição de 16% se comparado com os números de 2015. Entre os motivos para esta baixa estão a falta de chuvas e as altas temperaturas no Espírito Santo, estado que concentra a maior produção de café conilon do país.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. De acordo com o Conab, a área total plantada de café em 2016 é de 2,21 milhões de hectares, sendo que 267 mil estão em formação e 1,94 milhão em processo produtivo.

*Informações da Agência Brasil
*Imagem: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.