Acontecendo

terça-feira, 24 de maio de 2016

Audiência pública debate contratos de pedágio

Na noite da última segunda-feira (23), a Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, da Assembleia Legislativa do Paraná, realizou a primeira audiência pública em Ponta Grossa. Mais de 200 pessoas e 10 deputados estaduais estiveram presentes no auditório Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg).
De acordo com o deputado estadual Marcio Pauliki, a participação popular surpreendeu. “Ponta Grossa disse que não vai aceitar a renovação dos contratos de pedágio nos moldes atuais. É uma imensa alegria ver que as pessoas estão atentas a essa discussão e mobilizadas para lutar ao nosso lado”, frisa.

Para o vice-presidente do Sindicato das Empresas de Carga de Ponta Grossa (Sindiponta), Mauri Bevervanço, a luta dos parlamentares é muito importante. “O Sindiponta é a favor da continuidade dos contratos de pedágio até o seu final, com as obras concluídas e daí a abertura de uma nova licitação. O novo contrato precisa ser muito transparente, pois a sociedade não participou dos vigentes. O pedágio atinge toda a população e uma renovação por mais 30 anos vai ficar muito obscura para nós. Quem paga é a sociedade, afinal os valores do pedágio são transferidos para as mercadorias também”, lembra.

Carlos Silva, da Associação dos Representantes Comerciais de Ponta Grossa, também defende a realização das obras que estavam previstas e a abertura de uma nova licitação. “Às vezes nós vemos obras sendo realizadas, mas não temos certeza de que os investimentos que foram contratados. Mais uma vez a gente bate na tecla, será que os preços são compatíveis com o que está sendo feito?”, questiona.
“Em qualquer comércio, você tem uma parte do custo do produto que as pessoas pagam em razão do pedágio caro. O trabalho da Frente Parlamentar é ótimo para que a decisão sobre a renovação não fique na mão de poucas pessoas”, frisa Sérgio Leopoldo, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

“O pedágio fere de morta a economia do Paraná. A Câmara é contra a renovação automática dos contratos e nós vamos trabalhar aqui em Ponta Grossa para que seja aberta uma nova licitação e que o povo do paraná possa pagar um preço justo”, afirma Sebastião Mainardes, presidente da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa.
A Frente Parlamentar irá pedir a inclusão na pauta do Projeto de Lei (PL) 21/2013 que obriga a aprovação pela Assembleia de qualquer alteração nos contratos de pedágio (renovação, aditivos, entre outros), de autoria dos deputados Douglas Fabrício e Tercílio Turini. Os deputados também irão solicitar a formação da comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe consulta popular para a renovação dos atuais contratos, do deputado Paranhos.

Estiveram presentes na audiência pública os deputados Ademir Bier, Tercilio Turini, Péricles de Mello, Marcio Pauliki, Chico Brasileiro, Anibelli Neto, Nelson Luersen, Evandro Araújo e Cobra Repórter. Em seguida, acontecerão audiências públicas em Foz de Iguaçu e Cascavel, no dia 17 de junho; Umuarama, em 24 de junho; e Londrina e Maringá, no dia 8 de julho.



*Informações da Assessoria
*Imagem: Ilustrativa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.