Acontecendo

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Semana do Microempreendedor Individual terá ações em cidades dos Campos Gerais

O Sebrae/PR realiza, de 2 a 6 de maio, a oitava edição da Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O evento, realizado há oito anos consecutivos, acontecerá simultaneamente em todo o País, com atividades em cidades do Paraná, em parceria com as Salas do Empreendedor de cada município. Dentre os municípios do Estado que terão ações durante a Semana estão Ponta Grossa, Carambeí, Irati e São Mateus do Sul.

O foco principal do evento nesta edição são as consultorias e orientações para a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN); a conscientização sobre a necessidade de redução da inadimplência da categoria (que chega a 48,51% no Estado e, no Brasil, é ainda maior: 55,51%); cuidados com controles financeiros e orientações gerais sobre gestão.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Aline Daiane Monteiro, estão previstas orientações técnicas, incluindo formalização, baixa e impressão de boletos, além de consultorias e Oficinas SEI, com soluções específicas para ajudar na gestão de negócios, totalmente gratuitas. Em Ponta Grossa, a Semana MEI acontece na Praça de Atendimento da Prefeitura, das 9 às 17 horas, e conta também com a parceria da Prefeitura, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e dos Bombeiros.

“Não é necessário agendar horário para esclarecer dúvidas ou obter informações. Basta chegar até a Praça de Atendimento que as orientações serão repassadas”, diz Aline Monteiro. Já para as oficinas SEI, que acontecem na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), das 19 às 23 horas, é necessário que o microempreendedor individual tenha o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) . As inscrições devem ser feitas com antecedência na Sala do Empreendedor. As vagas são limitadas a 30 pessoas por oficina.

A primeira oficina, com o tema ‘Sei Controlar Meu Dinheiro’, acontece no dia 3 de maio. Já a oficina ‘Sei Planejar ‘será no dia 4 de maio e a ‘Sei Comprar ‘no dia seguinte. “Não basta apenas o microempreendedor individual formalizar o seu negócio. A partir do momento que uma empresa é constituída é necessário ter compromisso para não deixar que ela feche”, fala a consultora do Sebrae/PR, ao frisar que um dos principais motivos de falência das empresas é a falta de gestão.

Além de Ponta Grossa, a Semana MEI também acontece em São Mateus do Sul, na Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de São Mateus do Sul (ACIASMS), das 9 às 17 horas. Além das orientações, os microempreendedores individuais poderão participar das Oficinas SEI, das 19 às 23 horas, nos dias 3 e 4 de maio, na sala da ACIASMS.

Já em Irati, os microempreendedores individuais devem se deslocar até a Casa do Empreendedor, onde acontecerão as ações da Semana MEI. Já as oficinas de gestão ocorrerão na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Irati (ACIAI). No município estão previstas duas oficinas, das 19 às 23 horas, sendo que uma delas ocorre no dia 3 de maio (‘Sei controlar meu dinheiro’) e, a outra, no dia 4 de maio, com o tema ‘Sei vender’.

Em Carambeí, a Sala do Empreendedor, que fica na Rua Ouro Branco, 208, também vai prestar orientações e consultorias durante a Semana MEI, além das oficinas SEI, que acontecem das 13 às 17 horas, nos dias 4 e 5 de maio.

Programação digital

Durante a Semana do MEI, nos canais do Sebrae/PR e em redes sociais como Facebook e YouTube, haverá vídeos ao vivo sobre diversas temáticas práticas, entre elas: DASN, comportamento do consumidor na crise, como fazer orçamento, como definir diferenciais para a empresa e ganhar dinheiro sendo produtivo. Além disso, pequenos programas de rádio com a participação de empreendedores de todo o Brasil contando sua história, com duração de cinco minutos cada, estarão disponíveis no portal do Sebrae, na aba Sala do Empreendedor.

O Paraná conta com 134 Salas do Empreendedor instaladas em parceria com o Sebrae/PR. Em todas, haverá atividades gratuitas durante a Semana MEI. A programação, os endereços e telefones das salas mais próximas podem ser consultadas no www.sebraepr.com.br/mei.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.