Acontecendo

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Biblioteca Cidadã recebe projeto da escritora Cléo Busatto

Alunos das escolas municipais de Porto Amazonas, participaram nesta quarta-feira (06) do projeto "Histórias da Cléo PR1".
No espetáculo, a obra literária foi apresentada de forma performática, por meio da atuação da escritora e com a participação das crianças. Esse trabalho é uma releitura de algumas Obras de autoria de Cléo Busatto, através de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. As crianças são convidadas a se tornarem protagonistas dessa ação, interagindo na atuação da escritora, por meio de exploração sonora e linguística das obras.

Cléo Busatto construiu com o público momentos criativos e prazerosos, demonstrando que histórias além de nos divertir podem também instruir.

De março a julho o projeto ‘Histórias da Cléo PR1’ deve promover mais de 77 ações em dois atos: intervenção artística literária para crianças de 6 a 11 anos e oficina de formação de contadores de história.

As atividades são promovidas pelo Ministério da Cultura com o patrocínio da Copel, a partir da seleção do projeto no programa Circula Paraná, da Secretaria de Estado da Cultura.

Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, Cléo Busatto, conta que no espetáculo ‘Histórias da Cléo’ a obra literária é apresentada de forma performática. “Conto a história por meio da atuação e com a participação das crianças”. A construção do trabalho é uma releitura de algumas obras da autora através de várias linguagens, como a narração oral, o canto e a leitura em voz alta. “O objetivo é estimular o acesso ao livro literário, com ações que valorizam a leitura, no intuito de promover a cidadania e a inclusão cultural”, enfatiza.

O projeto, dividido em duas etapas, prioriza cidades com menos de 20 mil habitantes. “Cada município foi escolhido pensando na ampliação do acesso a literatura. Quero levar a contação de história para crianças que provavelmente não tem acesso a este tipo de projeto e a espaços de incentivo à leitura”, explica ao lembrar que todas as ações são gratuitas.

Oficina de Formação
No segundo momento, os agentes de leitura dos 19 municípios por onde o projeto deverá passar, serão convidados a participar de uma oficina de formação de contadores de histórias intitulada ‘Contar e Encantar, Pequenos Segredos da Narrativa’. “Serão realizadas duas oficinas para o público prioritário de bibliotecários e agentes de leitura das Bibliotecas cidadãs, das bibliotecas escolares e mediadores de leitura da comunidade, a fim de capacitá-los como mediadores de leitura e torná-los aptos a desenvolver ações de fomento à leitura junto ao público da sua cidade”, salienta Cléo.

Cidades participantes
Na Microrregião Geográfica Cerro Azul serão atendidos os municípios de Adrianópolis, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Porto Amazonas. Na Microrregião Geográfica Curitiba os municípios Campo Magro, Bocaiúva do Sul, Contenda, Mandirituba, Quatro Barras e Tunas do Paraná. Na Microrregião Geográfica Paranaguá o projeto deve passar por Antonina, Guaraqueçaba, Morretes e Pontal do Paraná. Já na Microrregião Geográfica Rio Negro serão atendidos os municípios Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul.

Sobre Cléo Busatto
Cléo Busatto iniciou seu caso de amor com as palavras aos quatro anos e não parou mais. Lançou seu primeiro livro em 2002 e é uma contadora de histórias, tendo sido ouvida por mais de 100 mil pessoas, no Brasil e no exterior. Convocou sua menina interior e escreveu vários livros, depois convocou sua adolescente e escreveu A fofa do terceiro andar. Suas obras fazem parte de programas de leitura e catálogos internacionais, como o da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Colaboradora de jornais e revistas, além de escrever, Cléo gosta de gatos e de viajar. Suas experiências pelo mundo a fora inspiram novas histórias, que ela tem prazer em oferecer ao leitor.

Com informações do Blog do Galeno Amorim 

Alunos das escolas municipais de Porto Amazonas, participaram nesta quarta-feira (06) do projeto "Histórias da Cléo PR1"...
Publicado por Prefeitura Municipal de Porto Amazonas em Quarta, 6 de abril de 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.