Acontecendo

quarta-feira, 2 de março de 2016

Operação do 1º BPM coloca mais de 150 policiais nas ruas


Em 24 horas de ações, o 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), abordou 548 pessoas e 229 veículos, além de fiscalizar 29 estabelecimentos comerciais. A operação aconteceu em comemoração ao 116º aniversário de criação da unidade e foi desencadeada nos municípios de Ponta Grossa (PR), Castro (PR) e Palmeira (PR), todos localizados nos Campos Gerais. Ao final das atividades, duas pessoas foram presas, maconha e espingarda foram apreendidas.

Segundo o auxiliar de comunicação do 1º BPM, sargento Lucas Fabiano de Oliveira, as ações, que se iniciaram nesta terça-feira (01) e seguiram até esta quarta-feira (02), contaram com 25 viaturas e 156 policiais militares, inclusive do efetivo administrativo, além do apoio do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA). “Esta ação, especificamente, foi para comemorar nosso aniversário, assim fizemos uma operação extra de presente para a comunidade”, disse.

“No decorrer da operação, nossas equipes policiais cumpriram Mandados de Busca e Apreensão, fizeram bloqueios de vias, abordagens a pessoas, veículos e estabelecimentos, blitzes de trânsito e intensificaram o policiamento em áreas estratégicas com o policiamento montado, motorizado e a pé”, explica o sargento Lucas.

Durante o cumprimento de um dos Mandados de Busca e Apreensão, duas pessoas foram presas. “Elas são acusadas de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, após serem flagradas com 140 gramas de maconha e uma espingarda calibre 16”, conta o auxiliar de comunicação do 1º BPM.

De acordo com sargento Lucas, além de comemorar o aniversário do 1º BPM, a operação visou promover as ações ostensivas da Polícia Militar na região. “O objetivo também era coibir a incidência criminal e intensificar o policiamento, trazendo mais segurança à população local”, afirma.

História

O 1º Batalhão de Polícia Militar é uma das unidades mais antigas da Polícia Militar do Paraná, com origem no tempo do Brasil Imperial, em 1º de março de 1900. Inicialmente com sede em Curitiba, sua área de operação abrangia todo o interior do Paraná e em 1964 sua sede foi transferida para a cidade de Ponta Grossa, ficando sua área restrita a 31 municípios.

Já em 1970, o 1º BPM foi reorganizado, ficando sua área operacional constituída por 22 municípios atendidos por três companhias com sedes, respectivamente, em Ponta Grossa, Irati e Telêmaco Borba, além de um Pelotão destacado em Castro e um Pelotão de Comando e Serviços na sede do batalhão.

Em julho de 1978, o 1º BPM passou suas instalações para a Rua Professor Cardoso Fontes, onde permanece até os dias atuais. Desde 2010, a unidade passou a ser subordinada ao 4º Comando Regional de Polícia Militar (4º CRPM), sendo responsável por nove municípios da região dos Campos Gerais, sendo eles Ponta Grossa, Palmeira, Porto Amazonas, Castro, Carambeí, Piraí do Sul, Arapoti, Sengés e Jaguariaíva. Atualmente o batalhão está dividido em três companhias, tendo a 1ª e a 2ª com sedes em Ponta Grossa, e a 3ª em Castro.

Desde sua criação, a unidade contou com 38 comandantes. O batalhão conta com uma série de modalidades de policiamento que cobrem as áreas urbana e rural dos municípios, dentre as atividades estão a Rádio Patrulha Auto, a Patrulha Rural Comunitária, o Pelotão de Polícia de Guarda e Escoltas, o Pelotão de Polícia de Trânsito, o Pelotão de Polícia de Choque, o Pelotão de Polícia Montada e a Agência Local de Inteligência.

*Com informações da Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.