Acontecendo

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Venezuela faz apelo por remédios à comunidade intenacional

A Federação Farmacêutica da Venezuela lançou hoje um apelo à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a outros organismos internacionais para que enviem medicamentos que faltam no país.

“Há doentes que estão morrendo devido à crise humanitária que vivemos, disse o presidente da entidade à TV Globovisión.

Freddy Ceballos disse acreditar que o governo venezuelano não colocará obstáculos para “receber, de parte de instituições como a OMS, a ajuda humanitária necessária, alguns medicamentos como os de alto custo, para pacientes com cancro”.

Segundo ele, as falhas gerais no abastecimento de medicamentos rondam os 80% e o governo venezuelano deve 4 bilhões de dólares (3,6 bilhões de euros) ao setor farmacêutico, pelas importações de medicamentos e matérias-primas.

Freddy Ceballos frisou que a federação apoia a decisão da Assembleia Nacional, que na semana passada declarou o setor da saúde em “emergência humanitária devido à falta de medicamentos e matérias-primas medicinais no país”.

A decisão do parlamento, segundo a entidade “de alguma maneira ativa os mecanismos internacionais para ajudar os pacientes” da Venezuela, que carecem de antibióticos, broncodilatadores, medicamentos para a próstata, para a hipertensão arterial e anticonvulsivos, entre outros.

A federação farmacêutica disse que faltam no mercado venezuelano cerca de 70% dos 150 medicamentos estabelecidos pela OMS como de acesso obrigatório.

Segundo Freddy Ceballos, as farmacêuticas venezuelanas têm capacidade para produzir mais medicamentos, mas continuam com grandes dificuldade para obter os dólares para pagar aos seus fornecedores, face ao sistema de controle cambial que vigora desde 2003 no país e que impede a livre obtenção de moeda estrangeira.

*Reportagem com informações da Agência Brasil
*Créditos da Imagem:Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.