Acontecendo

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

PAB do Banco do Brasil encerra suas atividades em Porto Amazonas



Através de um comunicado afixado na porta do PAB (Posto de Atendimento Bancário) do Banco do Brasil de Porto Amazonas, os usuários estão sendo informados do fechamento da unidade.
De acordo com o comunicado terá o seu ultimo dia de atendimento nesta terça feira 16/02.

Procurada para comentar sobre o fechamento da unidade a assessoria do Banco do Brasil não se pronunciou e não respondeu nossos emails até a publicação desta matéria, caso a assessoria responda os emails os mesmos serão publicados aqui.

O Blog do Riomar Bruno também procurou informações junto ao Banco Central, o qual repassou que apenas devem ser avisados sobre o encerramento de unidades, e  que os serviços disponíveis no PAB podem ser livremente definidos pela instituição financeira.(confira a nota na integra ao final desta matéria).

O presidente da Câmara de Porto Amazonas, Carlão Chimiloski, disse que esteve em reunião com o gerente do Banco do Brasil, e que o mesmo alegou que os motivos para a redução e encerramento do Posto de Atendimento de Porto Amazonas, eram de contenção de despesas, porem o banco não tem despesas de aluguel pelo espaço que ocupa, não tem despesas com luz e água, pois o espaço foi cedido pela Prefeitura.

O gerente ainda disse nesta reunião que só não o fecharia se a Câmara fizesse melhorias de segurança na parte onde esta localizado o PAB com a construção de uma parede de alvenaria no lugar das divisórias de drywall que estão instaladas no prédio, o gerente ainda pediu para que a Câmara também fizesse a instalação de uma porta giratória no local.

Para o presidente da Câmara Carlão Chimiloski, os pedidos feitos pelo gerente são totalmente inviáveis pois não existe fundamentação legal para que Câmara construa ou faça estas melhorias e as ceda para o Banco, e certamente o Tribunal de Contas não aprovaria estes gastos.
Ainda conforme o presidente da Câmara, com a saída do PAB a Câmara ira reincorporar o espaço e será feito a reestruturação do prédio da Câmara, que visam atender melhor a população de Porto Amazonas.

Polêmicas 

No inicio do ano de 2015, a primeira polêmica que envolveu o Posto foi a redução nos dias de atendimento, na ocasião o assunto foi tratado em uma reunião na Câmara Municipal no dia 17/03/15 , os vereadores chegaram a pedir que o banco encaminhasse oficio sobre o assunto, mas de acordo com a ata da reunião o funcionário do banco informou que “seria assunto interno administrativo” e por este motivo não teria como ocorrer o envio do oficio, nesta ocasião a assessoria de imprensa do Banco confirmou a redução nos dias de atendimento, porem não informou o motivo.

Ainda nesta mesma reunião foi levado ao conhecimento dos demais vereadores que saiu um comentário que era os próprios vereadores que não queriam mais o PAB ali, porem foi negado, pois o prédio onde ele esta localizado é de propriedade da Prefeitura e esta apenas cedido para uso da Câmara e neste caso os vereadores não teriam autonomia para pedir a retirada ou diminuição de dias de atendimento.

Após a redução de dias de atendimento, a unidade passou no mês de outubro de 2015 a ser apenas um "Escritório de Negócios" e desde então não ocorria nenhuma movimentação de numerário (dinheiro em especie) não sendo possível a realização de movimentação de caixa.

Resposta do Banco Central Referente ao Questionamento sobre o Fechamento do PAB

Informamos que o encerramento de atividades de agências e de demais dependências (postos de atendimento, postos de atendimento bancário eletrônico e unidades administrativas desmembradas), devem ser objeto de comunicação ao Banco Central do Brasil, não necessitando de autorização.

O Posto de Atendimento (PA) é dependência, subordinada a agência ou à sede da instituição, destinada ao atendimento ao público no exercício de uma ou mais de suas atividades, podendo ser fixo ou móvel. Os serviços podem ser livremente definidos pela instituição financeira, sendo permitido, inclusive, o oferecimento de serviços de conveniência aos clientes, sem a realização de serviços financeiros.

Para dar transparência aos usuários, os serviços oferecidos devem ser informados no PA em local e formato visíveis ao público e, quando for o caso, a localização de dependência mais próxima onde podem ser encontrados os serviços não disponíveis naquele PA.

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