Acontecendo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Campanha incentiva denúncias de violências contra crianças


A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social promoverá diversas ações de conscientização e combate às violências contra crianças e adolescentes durante o período do Carnaval. A mobilização acontece em regiões que concentram maior fluxo de pessoas neste período: no Litoral do Estado e em Foz do Iguaçu, na Região Oeste.

Além de alertar população, turistas e empresários, as ações têm o objetivo de incentivar o uso dos canais de denúncia sempre que houver suspeita de violação de direitos de crianças e adolescentes.

“Nesse período intensificamos as ações protetivas por conta do aumento das situações que deixam crianças e adolescentes mais vulneráveis ao abuso e violência sexual, negligência, exploração do trabalho infantil e abandono”, explicou o coordenador da política da criança e do adolescente da Seds, Alann Barbosa Bento. “É preciso alertar a população para que todos tenham atenção redobrada, principalmente em locais onde há maior concentração de pessoas”, disse.

LITORAL - A equipe do escritório regional da Seds de Paranaguá, responsável pelos municipais do Litoral, fará a distribuição de folderes "7 maneiras de acabarmos com a violência infantil no Paraná", da campanha "Viva a Infância"; além de adesivos e máscaras da campanha “Não Desvie o Olhar”. A ação itinerante acontece em parceria com a Secretaria da Saúde, em barracas de apoio instaladas nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

“Estaremos percorrendo os locais com maior concentração de público juntamente com o plantão da 1ª Regional de Saúde, que irá distribuir os materiais até o final da Operação Verão”, explicou a chefe do escritório regional de Paranaguá, Ruth Figueiredo Lima.

Em Antonina, representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Conselho Tutelar estarão de plantão para emergências durante o desfile das escolas de samba, que acontece no domingo (07).

As ações também terão o apoio do Juizado Móvel da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça, que deixará uma van itinerante em regime de plantão nesses três municípios, com distribuição de material orientativo até do dia 12 de fevereiro.

FOZ DO IGUAÇU – Na Região Oeste, as ações preventivas serão intensificadas em Foz do Iguaçu, um dos pontos turísticos do estado que mais recebem turistas durante o Carnaval. De acordo com pesquisa do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhotéis), aproximadamente 20 mil leitos da rede hoteleira do município já estão reservados de sábado (06) a terça-feira (09).

A chefe do escritório regional da Seds de Foz do Iguaçu, Roberta Barco Lopes, afirmou que a conscientização da população é fundamental para coibir os casos de violências e violação de direitos das crianças e adolescentes, principalmente nesta época do ano. “Vamos distribuir panfletos explicativos e orientar as pessoas para que fiquem alertas e denunciem qualquer caso suspeito”, destacou.

O trabalho será realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade e voluntários da Rede Proteger, composta por 40 entidades que atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes na região.

Segundo Roberta, na sexta (06) e na terça-feira (09), a equipe do Programa Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) fará uma busca ativa nos locais onde acontecerá o carnaval de rua e nas regiões próximas, fiscalizando ambulantes e portarias dos estabelecimentos para identificar a venda de bebida a menores de 18 anos. “Eles também estarão atentos à presença de crianças e adolescentes sem acompanhantes nestes locais e identificarão possíveis casos de exploração sexual”, disse.

DENÚNCIA - Qualquer situação que caracterize violação de direitos, ocorrida em espaços públicos e de serviços, como hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, praças, parques, pode ser denunciada pelo Disque 181, do Governo do Estado. TELEFONES - Os Conselhos Tutelares também farão plantão nos dias de Carnaval para atender casos de violação de direitos. Os telefones dos conselhos tutelares do Litoral estão disponíveis no endereço eletrônico:
Em Foz do Iguaçu, o Conselho Tutelar atende pelo telefone 0800 451407.

*Reportagem com informações da Agência Estadual de Noticias
*Créditos da Imagem:Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.