Acontecendo

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Adolescentes são salvos por ação de guarda-vidas e aeronave do governo

A rápida e eficiente ação de um tripulante da aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros salvou a vida de dois adolescentes, uma menina de 11 e um rapaz de 14 anos, no Litoral do Paraná. Na tarde de segunda-feira (4), eles entraram em uma corrente de retorno, entre os balneários de Ipanema I e Leblon, e foram rapidamente retirados da água e encaminhadas ao hospital. Um dos bombeiros passou por um processo de exaustão e indisposição, mas passa bem.

Segundo o porta-voz do BPMOA, tenente João Paulo de Toledo Lazaroto, a aeronave Falcão 04 havia decolado da Companhia da Polícia Militar localizada na Praia de Leste e ao patrulhar pela orla marítima, por volta das 17h30, em apoio ao Corpo de Bombeiros, orientou alguns banhistas que nadavam próximo a uma corrente de retorno entre os balneários de Ipanema I e Leblon.

“Em seguida foram avistadas duas pessoas em local de risco, sendo constatado que ambas estavam se afogando. Rapidamente um dos tripulantes saltou na água e iniciou o salvamento de uma das vítimas, uma garota, a qual foi retirada da água com a ajuda de um equipamento chamado sling, espécie de cinto de salvamento”, explica o tenente Lazaroto.

De acordo com ele, o rapaz foi retirado da água com a ajuda de uma dupla de guarda-vidas dos bombeiros. “Logo após, a aeronave pousou, a jovem foi colocada na areia e o médico que estava a bordo avaliou as vítimas e ajudou nos primeiros socorros, sendo os dois adolescentes encaminhados ao hospital para receberem os cuidados médicos”, relata.

“É importante lembrar que diariamente realizamos o patrulhamento preventivo e a orientação dos banhistas, indicando os locais de perigo. Mas, principalmente, conseguimos intervir de maneira imediata em situações de afogamento como esta, em que as vítimas foram rapidamente retiradas da água com vida e receberam os cuidados médicos adequados”, acrescenta o tenente Lazaroto.

EXAUSTÃO - Ainda durante o salvamento, um dos bombeiros passou por um processo de exaustão e indisposição. Ele engoliu água do mar, foi encaminhado ao pronto-socorro, passa bem e já foi liberado. É importante ressaltar que o bombeiro não passou por um processo de afogamento.

"Todo Guarda-Vidas está sujeito a passar por uma situação como esta, pois o mar, muitas vezes está agitado e as vítimas se debatem, se desesperam, e acabam dificultando o resgate. Neste caso, por exemplo, num ato heroico, mesmo com as intempéries do mar e movimentação das vítimas, o bombeiro conseguiu, junto com a equipe socorrer as vítimas, mas acabou engolindo uma quantidade de água salgada, pelas vias normais, o que provocou uma mal estar aliado à exaustão”, explica o capitão Leonardo Mendes dos Santos, Comandante do Subarea I - Pontal do Paraná, pertencente ao 8º Grupamento de Bombeiros.


*Reportagem da Agência Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.