Acontecendo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Paraná integra ações nacionais de enfrentamento à microcefalia


A vice-governadora Cida Borghetti participou nesta terça-feira (8), em Brasília, de reunião da presidente Dilma Roussef com diversos governadores e vice-governadores para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia.

Ficou definida a união de esforços do governo federal, Forças Armadas, estados e municípios. As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e na proteção de mulheres em período fértil e gestantes, sobretudo nos três primeiros meses de gestação. O mosquito transmite a dengue, febre chikungunya e a zika.

"O Paraná será parceiro nas ações. A cooperação da população será fundamental para eliminarmos os focos do inseto", afirmou a vice-governadora.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, foi montado no Ministério de Integração Nacional um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. Além disso, serão montados um centro regional em cada Estado, que será integrado a Brasília. “O governo fará tudo para combater esse problema tão grave que o Brasil está passando?, disse o ministro.

DIA D - A vice-governadora destacou que nesta quarta-feira (9) uma grande mobilização será feita no Paraná pelo Governo do Estado, em parceria com as prefeituras, para chamar a atenção da população sobre a importância de manter casas e quintais livres de criadouros do mosquito.

A programação desta quarta-feira envolve ações educativas em ruas e praças, palestras em unidades de saúde, passeatas, carreatas, mutirões de limpeza, blitze com distribuição de materiais informativos, concursos culturais e intervenções artísticas.

PROTOCOLO - O Paraná também já conta com um procedimento para a investigação, notificação e atendimento aos casos suspeitos de microcefalia. Toda gestante com diagnóstico de microcefalia será considerada de alto risco e terá à disposição acompanhamento especializado pela Rede Mãe Paranaense.

Esta confirmação poderá ser feita na ultrassonografia de rotina, no pré-natal, já a partir do terceiro mês de gestação.

“As gestantes do Paraná já têm acesso a pré-natal de qualidade, com sete ou mais consultas e a realização de todos os exames necessários. A situação nacional é um alerta para que seja redobrada a vigilância com nossas gestantes e bebês”, afirma o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Para a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, isso reforça ainda mais a necessidade das futuras mães fazerem todos os exames e comparecerem a todas as consultas indicadas no pré-natal. “Com o diagnóstico confirmado, a gestante será encaminhada para receber atenção especial nos Centros Mãe Paranaense e nos ambulatórios dos hospitais de referência. Desta forma, o bebê terá o que há de melhor em estrutura e equipe de especialistas”, afirmou Márcia.

*Reportagem da Agência Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.