Acontecendo

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Palmeira registra aumento de 30% no número de novos casos de HIV


De 2013 para 2014, Palmeira registrou um aumento de 30% no número de novos casos diagnosticados de HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). De acordo com o Jean Carlo das Almas, enfermeiro da vigilância epidemiológica, hoje, 20 pessoas já foram diagnosticadas com o vírus em Palmeira, e estão sob acompanhamento da Secretaria de Saúde.

Ainda segundo ele, de 2012 para 2013, apenas uma pessoa foi diagnosticada com a doença, o que representa um aumento de 7,6% de novos casos registrados. Já de 2013 para 2014, o crescimento foi de 30%, indicando 6 novos pacientes com soro positivo. A AIDS/SIDA é uma doença sexualmente transmissível causada por um vírus chamado HIV, que destrói as defesas do organismo. Por este motivo a pessoa infectada pelo HIV fica sujeita a adquirir doenças graves que são chamadas oportunistas. Em Palmeira, dos 20 casos em acompanhamento, 12 são registrados em mulheres e 8 dos pacientes são homens. Em 2015, nenhum novo caso foi registrado.

A tendência é que nos próximos anos o número de pessoas infectadas aumente, o que não significa uma expansão da doença, e sim, à ampliação do acesso ao diagnóstico. Cerca de 300 testes rápidos são realizados todos os meses na vigilância epidemiológica e nas unidades de saúde, contudo, o grande número de testes realizados não corresponde ao número de pessoas que podem estar convivendo com a doença e ainda não sabem. “Os casos diagnosticados e em tratamento representam um número pequeno, levando em consideração que algumas pessoas devem ser portadoras do vírus e não tem conhecimento” finalizou Jean.

Faça o teste
A Secretaria de Saúde de Palmeira oferece o teste rápido de HIV, sífilis e hepatite B e C de graça nas unidades de saúde da mulher, nas Estratégias de Saúde da Família e na divisão de epidemiologia. O teste é feito com uma picada no dedo, não dói e o resultado sai entre 15 a 30 minutos. Informações pelo fone 3909 5004.

* Reportagem da Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.