Acontecendo

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Obra pública exige engenheiro inscrito no Crea, reafirma TCE ao julgar recurso

Devido à contratação de empresa não habilitada para reforma de estádio, Pleno manteve irregularidade das contas de 2009 do ex-prefeito de São Tomé. Ainda cabe recurso da decisão

Obras e serviços de engenharia devem ser executados por empresa inscrita junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), e acompanhadas por responsável técnico também habilitado neste órgão de representação profissional. O entendimento do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) foi confirmado na sessão de 5 de novembro, quando o Pleno negou provimento a recurso de revista interposto pelo ex-prefeito de São Tomé (Noroeste) Eliel Hernandes Roque (gestão 2009-2012).

Com esse entendimento, o TCE-PR manteve decisão tomada em 2014 pela Primeira Câmara de Julgamentos, que emitiu parecer prévio pela irregularidade das contas de São Tomé no exercício de 2009, com a aplicação de duas multas ao então prefeito. O motivo da desaprovação foi a contratação de uma empresa que não atendia aquelas obrigações referentes ao Crea-PR para reforma e instalação de alambrado no estádio municipal Alfredo Turcano.

“Não restam dúvidas quanto à complexidade do objeto contratado, gerando a necessidade de acompanhamento de profissional legalmente habilitado”, afirma a instrução da Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas (Difop), utilizada pelos conselheiros para embasar a decisão, assim como o parecer do Ministério Público de Contas (MPC). Sustentam a tese de que reforma também é obra de engenharia – exigindo, portanto, profissional habilitado –, o Artigo 6º da Lei de Licitações (8.666/93) e a Resolução 25/2011 do TCE-PR.

Cabe recurso da decisão. Os prazos passaram a contar a partir de 13 de novembro, com a publicação do acórdão 5455/15 – Tribunal Pleno, na edição 1.244 do Diário Eletrônico do TCE-PR. O periódico é veiculado no portal www.tce.pr.gov.br.



Serviço
Processo :
704331/14
Acórdão nº
5455/15 – Tribunal Pleno
Assunto:
Recurso de Revista
Entidade:
Município de São Tomé
Interessado:
Eliel Hernandes Roque
Relator:
Conselheiro Fernando Augusto Mello Guimarães


Tribunal de Contas do Estado do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.