Acontecendo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Levy propõe revisão de subsídios em energia elétrica

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, defendeu que os subsídios existentes no setor de energia elétrica, e pagos por meio da conta de luz, sejam revistos para beneficiar a sociedade e acelerar o crescimento do país. Ele discursou durante a cerimônia de aniversário dos 18 anos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em Brasília.

Além de mais transparência nas contas dos serviços públicos, como energia elétrica, Levy sugeriu também uma revisão no custo da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O ministro não entrou em detalhes. “Com isso vamos rever os subsídios nas contas de luz para deixar claro o que está sendo pago. Tem que haver clareza e grande discussão sobre o que a sociedade paga”, disse.

A CDE foi criada com o objetivo de promover fontes alternativas de energia – eólicas, de pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e carvão mineral, por exemplo – e de universalizar o acesso à energia elétrica no país.

Para o ministro, é preciso questionar o destino dos benefícios, que vem sento sustentado “pelas famílias" e qual o real retorno para a sociedade. Dirigindo-se aos presentes, Levy destacou que existem no momento R$ 20 bilhões em subsídios na conta de energia elétrica e questionou: “Para quem vai? E o que traz para a sociedade? É uma pergunta importante”. Levy admitiu, porém, que qualquer discussão sobre o assunto terá que necessariamente ter o aval do Congresso Nacional.

*Reportagem da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.