Acontecendo

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Eleição define Diretores para Escola e Colégio Estadual em Porto Amazonas

Toda a comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino do Paraná esteve envolvida no processo de escolha dos diretores nesta quinta-feira (3). No horario das 8h até as 22h, pais, alunos, professores e funcionários puderam votar de forma democrática para escolher o gestor que ficará a frente das escolas nos próximos quatro anos.

A principal mudança neste ano foi o voto universal, com o mesmo peso para professores, funcionários, pais e estudantes com mais de 16 anos.

“O papel do diretor é muito importante. É o gestor da escola, quem cuida da estrutura física do prédio, das contas, dos professores, servidores e estudantes e de toda a comunidade escolar”, disse a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. “Agradeço o empenho de toda a comunidade escolar neste importante momento democrático. O trabalho de cada um na promoção do processo eleitoral é fundamental para que corra tudo bem”, acrescentou a secretária.

A votação terminou, em Porto Amazonas, às 22h e aconteceu no Colegio Estadual Coronel Amazonas, e na Escola Estadual Olivio Belich, Sendo então conhecidos os novos Diretores.
No Colegio Coronel Amazonas, venceu a Chapa 2 com Paulo de Britto e James Colinski, ja na Escola Estadual Olivio Belich quem venceu foi Eliane Gomes da Costa.

O mandato é de quatro anos e o diretor terá o trabalho avaliado pela comunidade, com metas para cumprir. Após dois anos, o Conselho Escolar, formado por alunos, pais, professores e funcionários, fará uma avaliação do cumprimento das metas e da prestação de contas.

HISTÓRICO – Em novembro de 2014, a Assembleia Legislativa aprovou a proposta do Governo do Estado para prorrogar a eleição de diretores para 2015. Na época, a decisão de alteração da lei atendia a uma solicitação dos próprios professores, que tiveram em 2014 um ano letivo comprometido por vários eventos, como a Copa do Mundo, a paralisação de professores e enchentes em algumas regiões do Paraná. O calendário escolar ficou bastante prejudicado. Os diretores tinham receio de que, naquele momento, o processo de escolha prejudicasse o andamento dos trabalhos pedagógicos.

No projeto de lei enviado em 2015 à Assembleia Legislativa foram propostas mudanças importantes, como a do voto universal e a exigência de que o candidato a diretor apresente um Plano de Ação, a ser avaliado pela comunidade escolar no transcorrer da gestão. O projeto de lei foi aprovado pelos deputados estaduais e a lei foi sancionada em 13 de outubro de 2015.

* Com Informações da Agencia Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.