Acontecendo

sábado, 5 de dezembro de 2015

Cartórios do Paraná passam a emitir o CPF nas certidões de nascimento nesta segunda-feira (7/12)

A partir de 7 de dezembro todo registro de nascimento realizado no Estado terá um número único de CPF para o recém-nascido sem qualquer custo para os pais

Em uma iniciativa pioneira no País, os Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná e a Receita Federal lançam na próxima segunda-feira (7/12), o serviço de emissão de CPF para recém nascidos no Estado do Paraná diretamente nas certidões de nascimento. O serviço será gratuito ao cidadão, que atualmente paga R$ 7,00 nos postos conveniados com a Receita Federal.

Por meio do Instituto do Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen/PR), o projeto abrangerá todos os 537 Cartórios de Registro Civil do Estado do Paraná, presentes em todos os municípios paranaenses e também em pequenos Distritos e Subdistritos do Estado, e que realizam em média 16 mil nascimentos mês. O projeto, que teve início em São Paulo e no Rio de Janeiro, chega ao Paraná, devendo nos próximos meses ser expandido para outras Unidades da Federação.

Além da comodidade e gratuidade do serviço, a emissão do CPF diretamente no ato de registro de nascimento atende a uma demanda da população mais carente que necessita deste número para que seus filhos tenham acesso aos benefícios sociais proporcionados pelo Poder Público. De acordo com a Receita Federal, de janeiro a outubro de 2015, foram emitidos quase 32 mil números de CPF para menores de um ano de idade no Estado do Paraná.

A inscrição do recém nascido também permitirá aos pais incluírem imediatamente seus filhos em planos de saúde, que normalmente exigem o CPF, assim como para acesso aos medicamentos fornecidos pelo Governo, além da possibilidade de abertura de contas bancárias em nome da criança. O sistema também já está adaptado para permitir o cadastro da filiação independentemente do gênero que compõe a família.

Lançamento:

Data: 7 de dezembro, às 9h30
Local: Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
Endereço: Alameda Augusto Stellfeld 1908 – Bigorrilho – Curitiba - PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.