Acontecendo

domingo, 20 de dezembro de 2015

Caixa-d'água assegura abastecimento durante interrupção do fornecimento


De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) todo imóvel deve ter caixa-d'água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. No caso de residência de pequeno tamanho, a recomendação é que a reserva mínima seja de 500 litros.

Além de garantir o conforto e o abastecimento dos moradores em casos de interrupção no fornecimento de água, o uso do reservatório domiciliar contribui para manter o equilíbrio de todo o sistema. “O reservatório domiciliar é a segurança de abastecimento da família”, explica o gerente da Sanepar, Celso Thomaz.

CONSUMIR É MAIS RÁPIDO – Interromper o fornecimento de água para execução de obras ou de serviços de manutenção está no protocolo internacional das atividades de abastecimento público, porque não é possível executar determinadas intervenções com a rede pressurizada.

Após a conclusão dos trabalhos, a água retirada da rede é reposta em velocidade bem menor do que o consumo, devido ao tempo mínimo dos processos de captação, de produção e de distribuição da água tratada.

Por isso, a volta do abastecimento ocorre gradativamente. O período de normalização do abastecimento também varia de acordo com a localização geográfica. Regiões mais baixas recebem água antes que as regiões mais altas. Estas dependem do volume de água na rede, pois o produto chega às torneiras dos moradores por bombeamento.

PARADAS NO ABASTECIMENTO – As paradas no abastecimento ocorrem por três motivos: manutenção corretiva (quando há rompimento de rede), manutenção preventiva (quando são realizadas intervenções para evitar que ocorra problema na rede ou nos demais equipamentos) e melhorias no sistema de abastecimento (quando são feitas obras de ampliação da rede, por exemplo).

Para conferir a causa da interrupção do abastecimento e o horário de normalização da distribuição de água, basta acessar o site www.sanepar.com.br. Se a informação a respeito da interrupção não estiver registrada, o cliente pode ligar para a empresa e informar o que está ocorrendo para que, caso necessário, a Sanepar encaminhe uma equipe para realizar o conserto. O telefone é o 0800 200 0115 FREE e funciona 24 horas.

ENERGIA ELÉTRICA - O abastecimento de água é altamente dependente da energia elétrica. A interrupção do fornecimento de energia, durante temporais ou serviços de manutenção na rede elétrica, provoca interrupção no abastecimento de água. Os equipamentos que bombeiam água utilizam energia elétrica para funcionar. Nesse caso, se o imóvel não tiver caixa-d'água, fica imediatamente sem água, diferentemente de quem possui e pode garantir o abastecimento por até 24 horas.

LIMPEZA DA CAIXA-D'ÁGUA – A Sanepar é responsável pelo controle que garante a potabilidade da água até o hidrômetro, que é o ponto de entrada na casa do consumidor. No entanto, para que essa qualidade seja mantida é importante tomar alguns cuidados na instalação, manutenção e limpeza do reservatório doméstico.

É necessário verificar as condições de higiene e vedação, para prevenir a entrada de insetos e outros animais. De seis em seis meses o usuário deverá providenciar a limpeza para manter a qualidade da água entregue pela Sanepar. Os procedimentos (passo a passo) para a limpeza são explicados e ilustrados no Guia do Cliente, disponível no site www.sanepar.com.br.

*Reportagem da Agência Estadual de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

» Os comentários não são de responsabilidade do Blog do Riomar Bruno;
» Os comentários deste Blog são todos moderados;
» Escreva apenas o que for referente ao tema;
» Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
» Faça comentários relevantes;
» Para entrar em contato acesse nosso formulário de contato;
» O Blog não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo;
» Ao comentar você declara que leu e aceita as regras dos comentários e que ele não fere o Marco Civil da Internet;
» Obrigado por sua visita e volte sempre.

Doações
Todo o conteúdo do Blog do Riomar Bruno é gratuito, mas você pode ajudar nos custos de manutenção e produção do Blog. Faça sua doação, clique aqui para saber como.
Blog do Riomar Bruno
Rua Conrado Buhrer, 255 - Centro
Porto Amazonas - PR
Jornalista Responsável: Riomar Bruno dos Santos Ferreira
Comercial: (42) 99144-3838
falecom@riomarbruno.com.br
- As informações e conceitos emitidos em colunas, matérias e artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a opinião do Blog do Riomar Bruno.
-Textos e imagens de nossa redação podem ser reproduzidos gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da fonte. Conteúdos e imagens aqui veiculadas são de responsabilidade das fontes aqui citadas
Duvidas e sugestões entre em contato.